A revitalização do tradicional chafariz da praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, entrou na fase de testes. As bombas e tubulações, além da nova iluminação, passam por verificação antes das equipes iniciarem o trabalho de acabamento.
Leia mais
Prefeitura vai usar redes sociais para saber se população quer terceiro presídio em Caxias
Assassinato de mulher em Garibaldi ainda é cercado de mistérios
Segundo o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gerson Panarotto, os experimentos precisam ser realizados nesta etapa porque o encanamento será concretado. Dessa forma, caso haja necessidade de ajustes eles já podem ser executados antes do fim da obra.
De acordo com Panarotto, a concretagem está prevista para ocorrer até o fim do mês. Em seguida, será realizada a pintura, última etapa da obra. A previsão é que tudo esteja pronto até a metade de dezembro.
— O mais difícil foi a instalação. Foram necessários sulcos para colocar a tubulação e havia manta de impermeabilização por baixo que não podia ser retirada — explica.
Com a revitalização, o chafariz, construído em 1930, vai ganhar movimento das águas e sistema de filtragem, além de resultar em economia de energia. A obra foi anunciada originalmente em janeiro de 2014, mas começou somente em maio deste ano e teve uma pausa durante a Feira do Livro. A demora ocorreu principalmente pelo atraso na entrega de equipamentos. A reforma vai custar cerca de R$ 230 mil.