Alunos e professores do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, de Bento Gonçalves, foram surpreendidos por um raio na manhã desta quarta-feira (11). A descarga elétrica atingiu o telhado de um dos prédios da escola, localizada no bairro São Francisco, por volta das 9h. No momento, boa parte dos estudantes estava no recreio. Uma das alunas desmaiou pelo susto e teve que ser socorrida.
O Corpo de Bombeiros foi acionado pela direção e todos os cerca de 350 estudantes foram evacuados. Segundo Marilei Anderle, diretora da escola, as aulas foram suspensas e ainda não há previsão para retomá-las.
Com a descarga, vidros de salas de aulas se estilhaçaram e muitos aparelhos eletrônicos ligados na tomada sofreram curto e queimaram. A escola ficou sem energia elétrica.
Leia mais
Definidas as comissões social e comunitária da 32ª Festa da Uva
Saída de pista deixa dois feridos na BR-470, em Bento Gonçalves
Neste feriadão, motoristas devem redobrar cuidados nas rodovias da Serra
— Nós pedimos que os estudantes se dirigissem para as suas casas. Eles saíram ilesos, mas bastante assustados. Tem cheiro de queimado por tudo. A situação é bem grave e não sabemos quando a escola vai voltar a funcionar — lamenta Marilei.
A aluna Júlia Trevisan, 17 anos, desmaiou no momento da descarga e teve que ser socorrida. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves e está em observação.
- A mãe de Julia, a dona de casa Viviane Colferai, 38, diz que a filha estava tendo aula de Educação Física quando ouviu um estouro. Em seguida, os alunos foram informados de que havia um princípio de incêndio na fiação elétrica.
- — Ela sofre de ataques de pânico, mas já está bem. Ela disse que o estrondo fez tremer até o chão — relata.
- Ninguém pode entrar na escola até o parecer dos bombeiros, que deve se divulgado durante a tarde. A instituição pode ser parcial ou totalmente interditada. A direção da escola afirma que, após a emissão do laudo da ocorrência, vai buscar auxílio na Coordenadoria Regional de Obras e na 16ª Coordenadoria Regional de Educação.