Desde o início do mês, um trecho da Rota do Sol, em São Francisco de Paula, passa por obras de recuperação, onde já é realizada a reciclagem de pavimento, fresagem e colocação de nova capa asfáltica. De acordo com o Grupo Rodoviário de Gramado, os motoristas que usam a estrada precisam ter a atenção redobrada por causa de buracos e algumas depressões na pista, que podem ocasionar acidentes.
Leia mais:
Prefeitura de Bento lançará licitação para terceirizar SAMU
Guerra nega reunião com Visate mesmo após promessa de ação judicial
Preço médio da gasolina em Caxias é o mais baixo desde dezembro
Cones e placas foram colocados em todo o trecho em obras, mas o período da noite é considerado perigoso pela polícia, já que parte da sinalização acaba sendo pouco visível. Durante o dia, funcionários da empresa responsável pela obra, a Toniolo Busnello S/A, orientam o fluxo de veículos. Porém, entre Lajeado Grande e Tainhas, onde neste momento concentra-se a maior parte dos reparos, há cones com o refletores sujos e pouca iluminação.
Até a tarde desta quinta-feira, um acidente havia sido registrado num ponto onde o asfalto foi retirado: um motociclista caiu num buraco e perdeu o controle do veículo. Ele sofreu algumas escoriações leves no corpo. Para evitar novos acidentes, a orientação é de que os motoristas circulem em baixa velocidade e exerçam uma direção defensiva.
Ao todo, serão recuperados 34 km, que vão do entroncamento com a ERS-476, em Lajeado Grande, até o entroncamento com a ERS-020, em Tainhas. No momento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está trabalhando no trecho de Tainhas - Várzea do Cedro e Várzea do Cedro - Lajeado Grande. Os trabalhos que estão sendo realizados são de fresagem e recomposição com asfalto quente em 4,7 km nas duas faixas de tráfego, juntamente com reciclagem e capa selante em 2,2 km (também nas duas faixas). Após a conclusão desse segmento, os serviços irão em direção a Lajeado Grande. Conforme o Daer, o investimento na RSC-453 é de cerca de R$ 25,5 milhões.
O Programa Restauro já pavimentou de 300 km de rodovias até o momento. Iniciado em 2013 e financiado pelo Banco Mundial (Bird). Nele, estão previstos serviços de renovação do asfalto, dos dispositivos de drenagem e da sinalização de trechos rodoviários em 700 km de estradas do Rio Grande do Sul.