A ideia de que o antigo prédio do INSS, em Caxias do Sul, possa ser usado para abrigar serviços da prefeitura pode sair do papel em fevereiro. Nesta semana, o prefeito Daniel Guerra (PRB) esteve no imóvel, que fica no final da Rua Pinheiro Machado, em São Pelegrino, para conhecer a estrutura, que está desativada desde 2011. O projeto da nova administração é que o prédio abrigue o Centro Especializado em Saúde, a UBS do Cinquentenário, além de estruturas da FAS, como a sede da fundação, o Cadastro Único e o Centro de Referência em Assistência Social da região central.
Leia mais
Confira os telefones do prefeito, vice e secretários de Caxias do Sul
Vereadores querem participar de reuniões entre prefeitura de Caxias e médicos
Prefeitura de Caxias do Sul quer enviar Plano Diretor à Câmara de Vereadores somente em 2018
Mas isso depende que a União repasse o espaço, avaliado em R$ 4 milhões, para o município - por enquanto, a área está cedida para a administração municipal. A doação formal, para posse definitiva, tramita na Secretaria de Patrimônio da União, dependendo de assinaturas. Leonardo de Souza, procurador-geral do Município, diz que a expectativa é de que o impasse se resolva no próximo mês:
– Estamos trabalhando para que a liberação ocorra até fevereiro. A minuta do termo de doação já está pronta e foi aceita tanto pela União, quanto pelo município.
A transferência dos serviços de saúde e assistência social para o antigo prédio do INSS também vai ajudar na contenção de despesas na prefeitura. Os serviços que seriam realocados, hoje, funcionam em prédios alugados que, juntos, custam R$ 107.986,00 por mês aos cofres públicos. Enquanto aguarda a posse definitiva do imóvel, o prefeito determinou a elaboração de estudos para avaliar a estrutura do imóvel. A administração não descarta construir um novo prédio no terreno, caso custe menos do que reformá-lo.Atualmente, a área está em estado de completo abandono.