O Ministério do Trabalho (MT) autorizou, na tarde desta sexta-feira, a retomada da coleta de lixo em Bento Gonçalves. Segundo Vanius Corte, gerente do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul, o serviço foi permitido porque a empresa responsável cumpriu parte das medidas solicitadas. O recolhimento dos resíduos estava suspenso desde a última quarta-feira, após uma inspeção do MT na empresa Transportes RN Freitas Ltda.
Leia mais:
Serviço de coleta de lixo em Bento Gonçalves é suspenso por condições irregulares de trabalho
Lixo se acumula nas ruas de Bento Gonçalves com interdição da coleta
Entre as medidas adotadas estão o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, e de água, e a realização de exames médicos e mudanças de procedimentos, como a limitação da velocidade dos caminhões. A empresa também garantiu que os funcionários só irão subir e descer dos caminhões quando os veículos estiverem parados.
Além dessas medidas emergenciais, a empresa ainda terá que cumprir outros pedidos do MP, como exames complementares nos trabalhadores, além de providenciar um estudo para eliminar o transporte de trabalhadores nos estribos. Há prazos variados para cada item.
– O Ministério segue fiscalizando e, se não for cumprido, poderá haver suspensão novamente – garante Vanius.
As medidas exigidas são semelhantes às solicitadas à Codeca, de Caxias do Sul.
Serviço
Coleta de lixo é retomada em Bento Gonçalves
A volta do serviço foi permitida porque a empresa responsável cumpriu parte das medidas solicitadas
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project