Precisando de atendimento odontológico, na semana passada a analista administrativa Fabiana Marin, 44 anos, madrugou na fila para conseguir agendar uma consulta no posto de saúde do bairro Santa Lúcia/Cohab. Conseguiu o atendimento para esta quarta-feira. Perto do meio-dia de hoje, porém, foi informada de que não poderia fazer a consulta por falta de luvas descartáveis para o trabalho da dentista.
– O que faço até lá? Preciso de uma restauração. Não tenho dinheiro para consultar particular e avisaram que só terão uma posição em cinco dias – questiona Fabiana, que recebeu a orientação de ir até o Postão 24 horas para uma avaliação com o médico plantonista.
Leia mais
DNIT deve ter previsão de liberação parcial da BR-116 até o fim da semana
"Ele estava sempre rindo", diz colega de jovem morto em acidente em Flores da Cunha
A trabalhadora ressalta que os pacientes são obrigados a ir antes do amanhecer até o posto do bairro para garantir uma vaga com os dentistas.
– São três vagas por dia para adultos. Se tu não vai às 4h da manhã, não tem como conseguir a consulta quando abre. É difícil para quem depende do SUS – desabafa.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o problema deve ser solucionado até sexta-feira. Conforme a assessoria de comunicação da pasta, a dentista da UBS precisa de luvas especiais, pois tem alergia ao material comum. As luvas diferenciadas serão remetidas pelo fornecedor.