Se você está recebendo as contas a pagar via Correios bem depois da data de vencimento saiba que não está sozinho. O problema estaria ocorrendo em toda a cidade e será levantado novamente em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na noite desta segunda-feira. Além dos rotineiros atrasos das correspondências, o encontro debaterá a sobrecarga de trabalho de carteiros.
Segundo o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, vereador Edson da Rosa (PMDB), todos os bairros da cidade têm sofrido com a demora. O problema ocorre tanto com faturas bancárias quanto com correspondências em geral.
Conforme o parlamentar Neri, o Carteiro (SD), que também integra a comissão, o déficit de trabalhadores é o principal problema no atraso no município. Ele aponta que o último concurso público para os profissionais foi realizado em 2011 e, desde lá, a demanda aumenta dia a dia, ainda mais com a criação de novos loteamentos e a nomeação de novas ruas.
Leia mais
Moradores do Cruzeiro, em Caxias, pedem a instalação de sinaleira em esquina perigosa
Abstenção é de 11,1% no vestibular de verão da UCS
Mulheres ainda morrem por medo em Caxias do Sul
Em uma sessão ordinária em março, na Câmara de Vereadores, Neri relatou que, à época, contabilizava-se pouco mais de 200 carteiros ativos desde 2015, em Caxias do Sul. Ele ainda ressaltou que o ideal seria, pelo menos, o dobro.
– Cresce o número de loteamentos, mas diminui o número de carteiros, porque muitos acabam se aposentando; outros, até pela sobrecarga de trabalho, acabam entrando no INSS – justifica o parlamentar.
O vereador também alega que, diante da falta de trabalhadores, alguns carteiros percorrem mais de um bairro, o que também gera atrasos nas correspondências:
– Pelo certo, cada carteiro teria que fazer uma região, que no Correio é chamado de distrito. Mas, hoje, não é isso que acontece. Eles acabam indo em mais de uma região na semana, e atrasam as entregas no seu próprio bairro – explica Neri.
O encontro servirá também para esclarecer alguns detalhes do processo da entrega das cartas como, por exemplo, a importância de usar corretamente o CEP nas correspondências.
Toda a comunidade pode participar da reunião. Representantes dos Correios e do Ministério Público (MP) também estão convidados. A audiência começa às 19h na sala das comissões da Câmara.