
Agora é oficial: o Uber começa a operar nesta sexta-feira em Caxias do Sul. A partir das 14h, usuários cadastrados na plataforma online já podem solicitar uma corrida e contar com o atendimento de motoristas parceiros. Inicialmente, a categoria que estará disponível é o Uber X: com taxa mais barata, disponibiliza carros compactos, com data de fabricação a partir de 2008, de quatro portas e com ar-condicionado. O pagamento somente poderá ser feito pelo cartão de crédito cadastrado no nome do cliente.
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Conforme o gerente de comunicação do serviço no Brasil, Pedro Prochno, o Uber chega à Caxias com o objetivo de oferecer uma alternativa de transporte acessível, moderna e confiável. A empresa também mira Farroupilha.
– Uber é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas e passageiros com apenas um toque. A nossa plataforma funciona para equilibrar oferta e demanda, possibilitando comodidade. É serviço que auxilia na mobilidade e na economia – explica o gerente.
A empresa não trabalha com bandeiradas, como é feito nos táxis. O valor de cada corrida terá como base a distância percorrida e o tempo gasto com o deslocamento, já que o cálculo é feito por GPS. Em Caxias, a corrida parte de R$ 2 como preço base mais R$ 1,20 por quilômetro rodado e R$ 0,15 por minuto. Contudo, no momento da contratação, o cliente informa o destino e já sabe o valor que será pago, diferentemente do táxi, cujo preço só é informado ao final da corrida.
O aplicativo ainda não tem regulamentação em Caxias do Sul, mas nas próximas semanas a prefeitura deve reunir representantes da empresa e do Sindicato dos Taxistas da cidade para analisar os pontos específicos. Em Porto Alegre, o serviço foi regulamentado na segunda-feira, depois de um ano de operação e polêmicas com direitos a agressões entre taxistas e os motoristas do aplicativo. Brasília, São Paulo e Vitória também já possuem regras específicas para a exploração do serviço.
– O serviço é completamente legal no Brasil, pois existe o respaldo da lei que trata sobre o transporte privado de passageiros. O que a gente trabalha agora é para que os municípios criem regulamentações positivas e que abracem o uso da tecnologia para o bem da cidade e da população – aponta Prochno.
Desde o início de outubro, o Uber realizava reuniões com motoristas interessados em operar o serviço. A empresa, porém, não informa a quantidade de motoristas cadastrados, pois alega que a qualificação do serviço é baseada apenas no tempo de espera do cliente e não em quantos veículos autorizados circulam pela cidade.
Caxias é a 28ª cidade no Brasil a receber o serviço. No Estado, apenas Porto Alegre e Novo Hamburgo ofertam o Uber.
COMO FUNCIONA
- Para usar os serviços do aplicativo Uber é preciso instalar o aplicativo no celular disponível nas lojas virtuais para os sistemas Android e iOS e criar um perfil pessoal. É necessário cadastrar um cartão de crédito.
- O aplicativo permite avaliar motoristas e ver a nota que outros usuários deram para ele. O nome do motorista e a identificação do carro aparece no momento em que a corrida é solicitada, porém, o número de telefone do condutor e do passageiro não são visíveis.
- Assim como outras ferramentas online para chamar um táxi, o Uber também localiza o motorista que estiver mais próximo do local onde a corrida foi solicitada por meio de GPS. Durante a espera, que normalmente é de poucos minutos, o cliente pode acompanhar a localização do motorista e saber em quanto tempo ele vai chegar no endereço final.
- O Uber não trabalha com taxas. O valor aparece no momento em que a corrida é solicitada, já que o destino final deve ser informado. Ao finalizar a corrida, o cliente recebe um extrato no e-mail cadastrado. Se houver qualquer dúvida, é possível entrar em contato com a empresa e resolver a pendência.
- O aplicativo salva todos os históricos de viagem.
- Os motoristas parceiros passam por uma análise de antecedentes criminais e para saber se está adequado com as normas estabelecidas pela empresa Uber.
OPINIÕES
Como a prefeitura pretende regulamentar a Uber?
– Assim que possível vamos reunir membros da empresa e do Sindicato dos Taxistas para identificar e analisar os pontos que devem ser regulamentados na cidade. Ainda não temos como teorizar e afirmar quais serão as regras, pois precisamos aguardar o início das operações do Uber em Caxias. Mas, certamente, iremos criar regras para que nenhum tipo de transporte saia prejudicado – Manoel Marrachinho, secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade
Como os taxistas estão se preparando para a concorrência?
– Desde que começou a se falar que o Uber viria para Caxias, já começamos a orientar os taxistas quanto à qualificação do nosso serviço. Temos total interesse nos passageiros e também queremos oferecer um serviço com bom atendimento, além de bons veículos. A questão da repressão também foi discutida e o sindicato é contra qualquer tipo de ato violento. Também, assim que o serviço começar, queremos que a prefeitura regulamente e cobre impostos como é feito com a nossa categoria – Adail Bernardo da Silva, presidente do Sindicato dos Taxistas
COMPARE OS PREÇOS
Uber
:: Tarifa básica: R$ 2, acrescida de R$ 1,20 por quilômetro rodado e R$ 0,15 por minuto.
Simulação: com base no Google Maps, uma corrida do Centro de Caxias do Sul até o bairro Forqueta compreende uma distância de 14 km a ser percorrida num tempo de 24 minutos. Pelo Uber, esse serviço custaria cerca de R$ 22 (R$ 2 pela tarifa básica + R$ 16,80 pelos 14 quilômetros rodados + R$ 3,60 pelos 24 minutos de tempo).
Táxi
:: Bandeirada: R$ 5,60
:: Km rodado: 2,80
Simulação: o preço é por meio do taxímetro, que soma a bandeirada e o percurso rodado. A cada 100 metros rodados, o taxímetro acrescenta cerca de R$ 0,28. Ou seja, a mesma corrida do Centro ao bairro Forqueta custaria cerca de R$ 44 (R$ 5,60 por bandeira + R$ 38,40 pela distância percorrida). A Cooperativa dos Taxistas (Coocaver) informou que uma corrida semelhante custaria em média R$ 41.
DIFERENÇAS
No Brasil, a Uber oferece três tipos de serviço:
UberX: Carros compactos, com ano de fabricação a partir de 2008, ar-condicionado e 4 portas. É o serviço que estará disponível em Caxias.
UberBlack: serviço que possibilita aos passageiros solicitarem carros do tipo sedan, como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado. O custo é mais alto.
UberPool: Disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, permite que o passageiro divida a viagem com outros usuários que estão em um trajeto similar ao seu, colocando mais pessoas em menos carros. O preço é ainda mais competitivo do que o UberX, mas pode gerar um tempo de deslocamento um pouco maior em função de adequações na rota.