Importantes expoentes da música erudita no Rio Grande do Sul e reconhecidos por sua atuação junto à Orquestra da UCS, Manfredo Schmiedt e Diego Biasibetti assumem agora importantes postos na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
O maestro Manfredo, que há 32 anos lidera o Coro Sinfônico, assume o cargo de diretor artístico, ocupado pelo caxiense Evandro Matté nos últimos dez anos. O novo regente do coro será o maestro Biasibetti.
A novidade foi anunciada pelo presidente da Fundação Ospa, Gilberto Schwartsmann, durante reunião com músicos e colaboradores na segunda-feira (18).
Em 2019 a Orquestra Sinfônica da UCS iniciou uma série de demissões dos músicos, culminando, em 2020, com uma redução ainda maior.
Atualmente, explica o coordenador do UCS Cultural, Moacir Lazzari, a UCS Orquestra atende por demandas como o Concerto da Primavera e Projetos como Bossa Nova no RS — inclusive contando com a regência e direção artística do maestro Manfredo.
— Não é nenhuma surpresa para nós o Manfredo assumir este que é o mais importante cargo da Música de Concerto no RS (diretor artístico da OSPA), pois sua qualidade artística e competência em conduzir os trabalhos aqui na UCS, sempre foram presentes. Com certeza é um profissional preparado para este desafio. Não lhe falta bagagem e temos certeza que é a pessoa certa para dar continuidade à linda história da OSPA — afirma Lazzari.
E complementa:
— Quanto aos trabalhos aqui conosco, é lógico que ainda não conversamos, mas temos a certeza de que poderemos continuar contando com a sua valiosa contribuição em nossos projetos.