O Ministério da Saúde anunciou o credenciamento para beneficiar 27 hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul que tiveram novos serviços habilitados ou que estavam funcionando sem receber recursos federais. Na Serra, as três instituições contempladas são os hospitais Pompéia e Virvi Ramos, de Caxias do Sul, e o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. As informações são Gaúcha Serra.
Leia mais
Caxias não tem autonomia para licenciar Aeroporto de Vila Oliva, diz Fepam
Secretaria descarta reativar estacionamentos na Avenida Rio Branco, em Caxias
Elevador principal do Fórum de Caxias não está funcionado
No caso da Serra, a verba federal vai ajudar no custeio de serviços que já eram prestados, mas que agora serão ampliados para o Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições ainda não foram procuradas diretamente pelo governo federal para saber exatamente qual a verba que receberão de acordo com os serviços que foram habilitados, mas declaram que são pleitos antigos.
Francisco Ferrer, superintendente do Hospital Pompéia, tem expectativa de que seja atendido o pedido de credenciamento do Centro de Traumatologia, encaminhado há cerca de três anos. Segundo ele, significa mais verba para cobrir procedimentos de média complexidade que derivam da emergência do hospital, como cirurgias após acidentes de trânsito, por exemplo.
No Hospital Virvi Ramos, o pedido de habilitação é para disponibilizar quatro leitos da UTI adulto para o SUS. A unidade possui, atualmente, 10 vagas. A instituição aguardava a resposta do ministério desde 2014.
Com o reconhecimento da UTI pediátrica do Hospital Tacchini, mais quatro leitos de UTI serão destinados ao SUS. Atualmente, o Tacchini já disponibiliza três leitos públicos. A demanda para ampliar a UTI pediátrica para o SUS vem desde 2014.