Livros para todos os gostos são distribuídos neste sábado na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. Dezenas de pessoas movimentam a praça em busca de exemplares oferecidos na Primavera dos Livros, ação organizada por um grupo de 12 livrarias e editoras. A atividade marca a abertura da Feira dos Livreiros, programação promovida pela Associação dos Livreiros de Caxias (Alca) que também marca posição da entidade, contrária à transferência do principal evento literário da cidade, a Feira do Livro, para a antiga Estação Férrea e Praça das Feiras.
Leia mais:
Sábado será de livros na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul
Confira 10 opções de lazer da Serra para o fim de semana
Arquitetos e marceneiros se unem para fazer casas de bonecas que serão doadas a creches da Serra
Mesas protegidas por tendas foram instaladas perto do chafariz e também há exemplares dispostos em caixas de papelão à espera de interessados. Muitos se aglomeram em busca de um exemplar. Há títulos infantis, juvenis e adultos, incluindo gêneros como literatura, filosofia, espírita e até direito. A proposta inicial era de que cada pessoa levasse apenas dois exemplares para casa, mas há quem selecione mais obras.
O dia ensolarado no primeiro final de semana de primavera também colabora para a ação. A designer de moda Andrea De Bastiani, 46 anos, levou o filho Rafael, sete, em busca de livros para ambos.
– Ele gosta muito de ler, inclusive lê e dá retorno, conta sobre a história – elogia a mãe.
A enfermeira Milene Finger, 43, também foi à praça com as filhas, as gêmeas Gabriela e Fernanda, nove. Além de títulos para as três, elas procuravam obras para Fausto, 45, pai das meninas e marido de Milene.
– As meninas gostam muito da Feira do Livro, elas leem bastante. Eu acho que esta ação, além do protesto, é um incentivo para as pessoas lerem e para mostrar que o povo de Caxias gosta da Feira do Livro – comenta Milene.
Um dos envolvidos na ação é Edicarlos Nardelli, gerente do Sebo Só Ler. Para ele, o grande movimento não surpreende:
– Quem está aqui realmente gosta de ler.
A ação deve ocorrer até as 14h, mas é possível que os exemplares esgotem antes em função da grande procura. Cerca de 5 mil exemplares foram colocados à disposição.
Primavera dos livros
Distribuição de livros movimenta a Praça Dante Alighieri, em Caxias
Cerca de 5 mil livros foram colocados à disposição
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project