Começa na segunda-feira a campanha nacional de multivacinação. Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da estratégia as crianças e adolescentes de nove a 15 anos de idade. No Rio Grande do Sul, mais de 1,6 milhão crianças e jovens fazem parte dessas faixas etárias. Em Caxias do Sul, são 65 mil. A abertura da campanha para atualização da caderneta de vacinação será realizada nesta segunda-feira, às 8h30min, na UBS Cruzeiro.
– Essa é campanha é um mutirão de regularização de vacinas atrasadas – destaca a secretária da Saúde de Caxias, Dilma Tessari.
Leia mais:
Jovem morto em acidente na BR-470 retornava de festa em Carlos Barbosa
Caminhão despenca de barranco e deixa um ferido no bairro Jardim Eldorado, em Caxias
Em Caxias do Sul, superação é diária para quem tem alguma limitação
O objetivo é a revisão e atualização das doses na caderneta de vacinação. A ação vai até o dia 30 de setembro nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. No próximo sábado, dia 24, a mobilização contará com a abertura extraordinária das unidades básicas de saúde para a campanha. Na nesta terça-feira, os postos de saúde não abrem em função do feriado do dia 20 de setembro.
O calendário nacional de vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Como a imunização será seletiva, apenas para quem está com alguma dose pendente, não se trabalha com meta de cobertura para essa campanha. Entre as vacinas que estarão disponíveis, destaque para a da pólio, para crianças menores de 5 anos. A versão oral, a conhecida gotinha, passa a contar com uma nova composição a partir desta campanha. Agora ela é bivalente e protege contra dois tipos de vírus da poliomielite.
Outra vacina oferecida é a contra o HPV (papilomavírus humano), que pode causar o câncer do colo do útero. O esquema vacinal do HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Doses administradas em intervalos inoportunos ou em número insuficiente podem prejudicar a proteção coletiva.