O repasse de R$ 250 mil por mês do governo do Estado para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral, de Caxias do Sul, foi autorizado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite nesta quarta-feira. Segundo a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, agora a resolução tem de ser publicada.
Leia mais
Ao decorrer dos anos, o fracasso do regime semiaberto no Estado
Campanha do Agasalho 2016 supera a meta de arrecadações em Caxias do Sul
A expectativa é que isso ocorra ainda em agosto. Com isso, a destinação do recurso poderá começar em setembro. A unidade de radioterapia é referência para 38 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em funcionamento de 2014, a Unacon nunca foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e, por isso, nunca recebeu verba federal. O Estado também nunca repassou recursos. A situação fez com que o município assumisse o funcionamento desde o início, mas não tem conseguido transferir os valores nos últimos meses.
São R$ 1,2 milhões em atraso, custos que foram absorvidos pela Fundação Universidade Caxias do Sul.Dilma afirma que o município tem a intenção de negociar esses valores já que o serviço não deixou de ser prestado. Mas a comemoração é mesmo pela aprovação do repasse mensal do Estado.
– É uma notícia bastante boa. É um presente de aniversário de dois anos. Depois de tanto tempo, a gente vê um recurso destinado – comenta.