Dois meses após a assinatura da carta-compromisso que marcou o fim das ocupações pelos alunos do Instituto Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) aguarda pelo projeto executivo das obras de melhoria, que está sendo desenvolvido pela STE Serviços de Engenharia, empresa com sede em Canoas. A lista de demandas inclui pelo menos 15 itens e o prazo final para entrega é o mês de novembro. O diretor da empresa, engenheiro Daniel Bolsoni, afirma que o trabalho está em fase final, faltando a revisão de alguns detalhes pela Seduc e a aprovação do PPCI pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com Bolsoni, trata-se do maior projeto de reforma de uma escola sendo desenvolvido atualmente no Estado.
Enquanto ainda aguarda pela reforma, a direção da escola e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) estarão presentes em uma Audiência Pública marcada para os 8h30min da manhã deste sábado, no próprio Cristóvão de Mendoza, encomendada pelo Projeto Ministério Público Pela Educação (MPEduc) _ parceria do Ministério Público Federal com o Ministério Público dos Estados. O encontro irá tratar das necessidades enfrentadas pela escola na questão de infraestrutura e também de eventuais problemas de gestão. A portaria do MPF em que consta a realização da Audiência destaca que a escola apresenta resultados ruins no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).
– Esse é um projeto-piloto que se propõe a discutir a situação das escolas, e isso é positivo, pois sempre que se aborda a educação se consegue avançar um pouco. A educação não é um tema que possa ficar esquecido, ainda que nossos governantes muitas vezes só lembrem dela no período eleitoral – comenta a diretora do Cristóvão, Fabiana Simonaggio.
Nesta semana, o Pioneiro visitou o Cristóvão e foi guiado pela estudante Estela Balardin da Silva, 16 anos, presidente do Grêmio Estudantil. A aluna do 2º ano apontou alguns dos pontos que aguardam solução, como o refeitório, que será ampliado, janelas que serão substituídas e gradeadas, e a falta de acessibilidade para cadeirantes.
– Há uma aluna cadeirante na escola, na parte da tarde. Ela não pode acessar o refeitório, por exemplo. Quando quer um lanche, algum colega busca pra ela. A aula de informática, que é no segundo piso, ela precisa fazer em um computador no térreo – comenta Estela.
Melhorias previstas para o Cristóvão:
– Cobertura das duas quadras poliesportivas com pavimentação adequada e pintura das modalidades esportivas
– Duas passarelas cobertas com pavimentação adequada
– Plano de proteção e prevenção contra incêndios
– Pintura externa e interna
– Ampliação do refeitório (Nica Id: 12400999)
– Substituição de janelas com colocação de grades (Nica Id: 12401003)
– Troca de calhas
_ Reforma do auditório
_ Reforma de sanitários (Nica Id: 12400994)
_ Recuperação da pista de atletismo
_ Substituição das grades sobre o muro da escola (Nica Id: 12401010)
_ Substituição dos portões de acesso por portões eletrônicos
_ Substituição do paralelepípedo por pavimentação adequada (Nica Id: 12401007)
_ Reforma geral da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária, pluvial, cloacal, sumidouro e caixa de gordura;
_ Adaptações diversas para acessibilidade de cadeirantes (Nica Id: 12400995)
Prazos:
_ Até novembro de 2016, conclusão do projeto arquitetônico pela empresa STE, que já foi contratada
_ Até junho de 2017, abertura da licitação e contratação da execução da obra
_ Até julho de 2017, início da execução da obra