O domingo foi de poucos atendimentos e muita reclamação no Posto de Pronto-Atendimento 24 horas, o Postão, em Caxias do Sul. Com três médicos a menos trabalhando, diversas pessoas passaram horas na fila esperando ser chamadas para consulta. Entre 15h30min e 16h30min, horário em que o Pioneiro esteve no local, pelo menos cinco pessoas foram embora sem ser atendidas.
A aposentada Rosalina dos Santos, que chegou pouco antes do meio-dia, foi uma das que cansou de esperar. Era 16h30min quando deixou o Postão sem que o médico tivesse consultado a razão da forte dor na bexiga que a acomete há dois dias.
– Durante todo o tempo que estive aqui, a fila não andou. Na recepção, disseram que ia demorar porque tinha só dois médicos atendendo, e um estava na emergência. Vou pra casa tomar um chá e algum remédio pra tentar aliviar. No ônibus até o Centro eu nem conseguia me mexer de tanta dor – reclama a moradora do bairro Esplanada.
A pensionista Zlide Maria Foscarini, que aguardava consulta desde as 8h30min, também estava inconformada com a longa espera. Para não perder a vez na fila, não saiu nem para almoçar e pediu para que a filha levasse comida para ela.
– Desde que estou aqui, acho que vi umas 30 pessoas indo embora sem ser atendidas. E não adianta reclamar, os funcionários só dizem que tem que esperar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dilma Tessari, que trabalhava na Secretaria neste domingo, o problema foi pontual.
– Nossa escala prevê sete médicos, mas atualmente temos seis, pois estamos completando essa escala. O que ocorreu é que nós temos um médico que está de férias, um que está doente e um outro, que iria substituí-lo, não foi. Estamos contratando 11 médicos estatutários e mais quatro com contrato emergencial, para servir tanto às UBSs do interior quanto ao Postão, mas eles estão cumprindo com o trâmite da contratação e isso ainda leva alguns dias – explica a secretária.