Três membros de uma família e dois pedreiros foram feitos reféns durante um assalto a residência no começo da noite desta segunda-feira, na localidade de Monte Bérico, em Caxias do Sul. A ação dos criminosos durou cerca de 30 minutos e ninguém ficou ferido. Na fuga, uma caminhonete foi levada.
De acordo com relatos das vítimas, por volta das 18h, dois homens armados renderam um morador que estava sozinho na residência. Ele foi amarrado com fitas adesivas enquanto os criminosos reviravam a casa.
– Me pediram se tinha mais alguém em casa, daí falei que só tinham os pedreiros, que estão fazendo uma obra no terreno. Eles reviraram toda a casa em busca de dinheiro – conta Lucas Piccoli, 25 anos.
Osmar Duarte Bueno, 38, e João Pereira Barros, 62, se preparavam para deixar a obra quando foram rendidos e também amarrados pelos criminosos.
– A gente foi amarrado com fitas, por sorte não nos machucaram. Eles levaram a minha carteira com os documentos e uns trocados – afirma Barros, que após alguns minutos preso, conseguiu se soltar e pedir ajuda para chamar a polícia.
Enquanto procuravam objetos de valor, o proprietário da residência, Davi Piccoli, 59, e a esposa chegaram e também foram feitos reféns.
– Eles me puxaram e falaram que o meu filho estava amarrado na cozinha. Eu nem pensei em reagir. Só fazia o que eles mandavam. Nessas horas a gente só pede para Deus nos proteger – desabafa ele.
Pai e filho também afirmam que a localidade tem sofrido com os assaltos. Segundo eles, toda a semana alguma residência é assaltada.
– A gente tem que contar com a sorte, porque segurança não temos. Ontem (domingo) falei que quero cercar a casa, mas também não sei se vai adiantar. Temos alarme, mas nada assusta eles. A prefeitura vem aqui para ver se estamos produzindo, quando não estamos temos que pagar mais impostos. Mas daí nessas horas não aparecem, temos que nos defender sozinhos – desabafa Davi.
A família acredita que os dois bandidos contavam com o apoio de mais comparsas. Viaturas da Brigada Militar (BM) foram deslocadas para atender a ocorrência. Até as 20h30min, ninguém havia sido preso.