Os primeiros três dias da Festa do Vinho Novo de Forqueta, em Caxias do Sul, teve público de mais de 25 mil pessoas. O movimento é recorde para um fim de semana, conforme Sandra Bonetto, presidente da festa. O tempo bom é apontado por ela como o principal fator, aliado à retomada do evento que não era promovido há quatro anos. A edição de 2014 foi cancelada por conta da Copa do Mundo.
Leia mais
Soberanas de Nova Petrópolis divulgam o Festival Internacional de Folclore
Perimetral Norte vira palco de racha, som alto e sujeira em Caxias do Sul
Confira as ideias dos leitores para tornar Caxias do Sul mais humana
Prefeitura de Caxias do Sul abre inscrições para concurso público
Segundo Sandra, o máximo que se chegou a receber em um fim de semana foi 20 mil visitantes. O dia de maior movimento foi o domingo, dia do desfile. A organização calcula que 15 mil pessoas foram conferir a atração. Mesmo com a inauguração de novos fornos, dois a mais que em outras edições, chegou a faltar pão colonial. A festa vai até o dia 17 de julho, sempre aos finais de semana, e tem entrada franca.
Se o calor foi um ponto positivo para a festa do Vinho Novo, o mesmo não se pode dizer para o Festiqueijo de Carlos Barbosa, já que o festival ocorre em espaço fechado. Mais de 2,8 mil pessoas participaram da festa no fim de semana de abertura. Nenhum dia chegou a ficar lotado. O salão paroquial tem capacidade para até 1,6 mil pessoas. O dia de maior movimento foi o sábado.
De acordo com o presidente do Festiqueijo, Diego Carlos Baldasso, como o espaço foi climatizado, o calor não foi tão notado, mas esse clima em outros anos teria atrapalhado. O festival com mais de 40 tipos de queijo vai até o dia 31 de julho. O movimento maior costuma ser no segundo e terceiro finais de semana do evento. Porém, neste ano a festa terá um fim de semana a mais devido ao calendário de julho.