Uma das maiores e mais antigas festas religiosas da região, a 138ª Festa de Santo Antônio deverá mobilizar cerca de 15 mil pessoas, nesta segunda-feira, em Bento Gonçalves. A programação inicia às 6h, na área central do município, com a Alvorada Festiva – o repicar dos sinos em todas as igrejas da comunidade dá início à celebração.
Leia mais
Após geada, neve e chuva congelada, frio começa a dar trégua na Serra Gaúcha
Família pede doações após ter casa destruída em incêndio em Caxias
Identificada vigilante do Instituto Federal do RS morta a tiros, em Caxias
A tradicional procissão está agendada para as 16h. O dia de devoção ao padroeiro é feriado na Capital Nacional do Vinho.
Santo Antônio é venerado como padroeiro de Bento Gonçalves desde 1878, quando foi comemorada a primeira festa. A Paróquia homônima foi criada seis anos depois, em 1884. O padre Marciano Petrykovski, que participa da celebração pelo quarto ano, destaca o envolvimento da comunidade com o padroeiro.
– Como se diz, Santo Antônio é um santo do mundo inteiro. Sua popularidade tem um impacto muito grande na fé das pessoas. É um santo muito procurado, o que torna a festa automaticamente grandiosa. É algo muito gratificante para a nossa paróquia e para toda Bento Gonçalves. A expectativa é de tempo bom, apesar do frio, e o povo mobilizado – avalia.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A novidade desta 138ª edição é a presença de freis franciscanos de Daltro Filho, que realizarão bênçãos individuais da saúde ao longo do dia (confira a programação ao lado).
– O que marca a nossa festa é a grande devoção e envolvimento intenso por parte do nosso povo. Esta expectativa já pode ser vista durante a trezena, os preparativos da festa e nas visitas que fazemos a comunidades e entidades – complementa Petrykovski.
E quem quiser compartilhar a fé, pode usar a #138festadesantoantonio. Ao longo do dia, notícias e fotos serão postadas no Facebook da Paróquia Santo Antônio.
Programação
:: 6h: alvorada festiva com repicar dos sinos no Santuário e em todas as comunidades
:: 7h: missa no Santuário com o padre Gilnei Fronza
:: 8h30min: missa no Santuário com o padre Izidoro Bigolin
:: 10h: missa no Santuário com o bispo Dom Leomar Brustolin
:: 12h: almoço festivo no Salão Paroquial (ingresso a R$ 40, na secretaria paroquial ou com festeiros)
:: 15h: missa solene campal, presidida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de procissão, às 16h, pelas ruas centrais
:: 18h: missa de Ação de Graças presidida pelo padre Ricardo Fontana e apresentação dos casais festeiros de 2017
:: Durante todo o dia, haverá bênção individual da saúde pelos freis franciscanos de Daltro Filho
:: O trânsito em Bento Gonçalves será alterado em função da festa. A circulação de veículos na Rua Marechal Deodoro, no sentido Centro-bairro, será parcialmente interrompida a partir das 8h, para facilitar o acessos dos devotos nas imediações da igreja. A interrupção total está prevista para as 14h, por causa da celebração da missa campal. A procissão de Santo Antônio está agendada para as 16h e atravessará as ruas Gomes Carneiro e Rio Branco até a Cândido Costa, retornando pela Rua Marechal Deodoro. A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana prestará orientação aos motoristas durante o evento.