Anunciada há duas semanas pela prefeitura, a mudança no sentido do trânsito na Rua Alfredo Chaves passa a valer a partir desta quinta-feira. Os veículos irão trafegar em mão única no sentido bairro-centro, como já era a partir da Rua Os 18 do Forte. Até ontem, o fluxo era em duas mãos nas proximidades da prefeitura, no bairro Exposição.
A alteração será feita em trechos, conforme avançam as mudanças de sinalização necessárias. Primeiro, da 18 do Forte até a Santos Dumont. Depois, dessa até a Carlos Giesen, e assim sucessivamente. Com isso, quem trafegar por estas ruas amanhã deverá ficar atento à orientação dos fiscais de trânsito.
– A partir das 8h, 8h30min nossa equipe já vai estar trabalhando no local. A gente vai fazer o acompanhamento e os primeiros dias serão de orientação. Não posso precisar quando, mas depois desse primeiro período a fiscalização irá começar a autuar normalmente quem infringir as normas – comenta o diretor de Trânsito Érico Oliveira.
Com as mudanças, o fluxo no sentido centro-bairro será concentrado nas ruas Andrade Neves, que foi asfaltada e ganhou duas faixas no sentido centro-bairro, e na Dr. Montaury. Outra alternativa é a Do Guia Lopes, até a Santos Dumont (onde o condutor pode pegar a Andrade Neves).
A intenção da Secretaria de Trânsito, de acordo com o secretário Manoel Marrachinho, é equilibrar as alternativas para motoristas que pretendem acessar o centro e antes tinham apenas uma pista da Alfredo e duas da Andrade Neves como opção. A alteração também irá diminuir o conflito no cruzamento da 18 com a Alfredo, que costuma registrar lentidão em horários de pico devido à conversão à esquerda, que deixará de existir.
– Os binários (ruas paralelas com fluxo em sentido oposto) na Andrade Neves e na Alfredo Chaves são uma proposta antiga, que vem desde o projeto original de implantação da mão única na 18 do Forte – comenta Marrachinho.
Coletivo também muda
Devido ao sentido único da rua Alfredo Chaves, Serão alterados os itinerários das Linha L10 _ Panazzolo e da Linha 09 - Cristo Redentor.
_ A "Linha 10 - Panazzolo" volta ao itinerário antigo, após um período de testes de uma nova proposta. O que muda é o trajeto. Antes, o ônibus acessava o bairro pela Alfredo Chaves. Agora, o itinerário vai ser via rua Dr. Montaury, depois pela rua Dom José Barea e por fim a rua Andrade Neves,de onde segue pelo trajeto antigo. Uma nova parada será criada na Dom José Barea, nos fundos da Prefeitura.
_ Já a "Linha L09 - Cristo Redentor" vai acessar a rua Doutor Montaury, em seguida a rua Dom José Barea e depois a rua Marcílio Dias.
_ Também entra em funcionamento a linha L87 _ Vila Verde, que atenderá os moradores da região do Loteamento Vitória que utilizam serviços no entorno da rua Luiz Antunes. Esse ônibus sai do bairro, acessa a Luiz Antunes a partir da BR-116 e vai até a parada do Eberle. Depois volta pro bairro pela ruas Os 18 do Forte e Luiz Antunes.
_ Em caso de dúvidas os usuários podem recorrer ao SAC da Visate, pelo 0800 051 6133 (de telefones fixos) e 3215.8000 (de celulares). Ou também na Secretaria de Transportes, pelo telefone 3290.3900.