Um dia após a reunião que tratou da urgência em resolver o impasse entre os ocupantes de cinco escolas estaduais em Caxias do Sul e pais e alunos que exigem a retomada das aulas, pouco avançou. Pelo contrário. Na manhã desta sexta-feira, a Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul amanheceu com os portões fechados, e foi preciso que um pai abrisse. Enquanto isso, na praça Dante Alighieri, cerca de 150 estudantes e professores de diversas escolas se manifestaram a favor das ocupações e da greve dos docentes.
Na medida em que as negociações não evoluem, ontem a diretora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Janice Moraes, respondeu, a pedido do Pioneiro, a reivindicações pontuais enviadas pelos ocupantes, que também encampam pautas estaduais como o rejeição à privatização do ensino e o baixo valor repassado para a merenda. Janice reclama que não houve desde o início do movimento a oficialização das demandas, para que fossem encaminhadas ao governo do Estado. Apenas alunos do Cristóvão de Mendoza documentaram suas pautas.
Além das instituições ocupadas, a 4ª CRE também dará atenção à mobilização dos alunos da Escola Victorio Webber, no bairro Serrano. Esses estudantes reivindicaram melhorias na instituição em uma reunião com a coordenadoria, porém sem recorrer à ocupação
Abaixo, confira a lista de reivindicações e as respostas da coordenadoria.
ESCOLA APOLINÁRIO ALVES DOS SANTOS
_ Falta professor de literatura para os primeiros anos do ensino médio e para a noite
A falta de professor de literatura deve-se a licença para tratamento de saúde da professora titular, que afastou-se em 26/04/2016 e postergou o laudo. A partir desta data a Coordenadoria passou a buscar um profissional para substituí-la.
_ Poucos funcionários para o setor de limpeza
_ Já foi enviada para a Diretora do departamento de Recursos Humanos da Seduc a demanda referente a funcionários.
_ Infestação de ratos
_ Procuraremos junto à direção e vigilância sanitária uma maneira mais eficaz para acabar com os ratos.
INSTITUTO CRISTÓVÃO DE MENDOZA
_ Melhorias estruturais, como reforma do auditório, interditado pelos bombeiros há cerca de 4 anos.
_ Reparos nos pisos, paredes, janelas e banheiros. Aquisição de novos quadros para as salas de aula, cortinas, portas e tampas de vasos sanitários para os banheiros
_ Andamento do Plano de Necessidade de Obras (PNO), para o qual o Cristóvão foi contemplado pelo Estado em 2012, que prevê a realização de reformas globais nas escolas estaduais
_ O PNO do Cristóvão está em andamento. Segundo o cronograma de execução até maio deveria estar concluída a fase de elaboração do novo projeto e encaminhado para a aprovação. Solicitei a Seduc uma posição do andamento do projeto para repassar a comunidade.
ESCOLA TÉCNICA DE CAXIAS DO SUL (EETCS)
_ Falta ginásio e refeitório. As merendas são servidas em bacias (bananas ou bolachas, por exemplo) e os alunos comem pelos corredores.
A falta de ginásio é uma triste realidade em nossas escolas. A reivindicação é mais do que justa e encaminhada com muita ênfase a Secretaria de Educação. A escola foi construída sem refeitório. É uma escola de ensino médio e há bem pouco tempo os alunos não tinham direito a merenda escolar, apenas os de ensino fundamental. É necessário o pedido de construção deste espaço ou a adequação temporariamente de outro espaço na escola para que seja servida a merenda.
_ Problemas de infraestrutura, como trancas estragadas nas portas dos banheiros e muitos fios desencapados que representam riscos de choque para os alunos.
Desconhecia estas demandas . Estaremos averiguando junto à direção e conselho escolar e buscando juntos a solução imediata dos problemas apresentados.
_ Melhor organização do corpo docente. Segundo alunos, a direção não se comunica bem com os estudantes
Acredito que através de diálogo poderemos facilmente resolver isso. Diante da complexidade do mundo atual, a sociedade, assim como a educação, precisam do trabalho coletivo e a diversidade de pensamento torna difícil que isso ocorra. Para a superação desse impasse, a 4ª CRE se propõe a continuar assessorando a escola no que diz respeito a aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.
_ Falta de segurança. Não há vigias na escola enquanto os alunos estão em aula. _ No quadro de funcionários do Estado não existe o cargo de vigilante, porém teremos que articular junto à comunidade escolar algo que traga mais segurança.
ESCOLA HENRIQUE EMÍLIO MEYER
_ A escola dispõe de apenas duas merendeiras para atender aos 1,2 mil estudantes
A contratação de merendeira já está em fase final, já foram contatados conforme inscrição e classificação no edital referente.
_ Repasse insuficiente de verbas por parte do Estado, em que para cada aluno é destinado apenas R$ 0,33 por dia para a merenda. Segundo os alunos, o Estado repassa R$ 5 mil/mês ao colégio, sendo que esse valor deveria ser superior a R$ 7 mil na relação aluno/merenda.
_ A alimentação escolar é um programa federal. Os valores repassados estão defasados, e atualização é um pedido de todas as Secretarias de Educação do país. O cálculo do repasse é feito sempre baseado nos dados do senso escolar do ano anterior. Se houver um acréscimo na matrícula real, o valor do repasse vai ser inferior. O Estado complementa, dependendo da tipologia da escola, repassando às escolas de ensino médio mais R$ 0,60 por aluno. Estamos enviando a demanda para o governo.
ESCOLA ARISTIDES GERMANI
_ As salas de aula não têm quadro-negro, mas sim uma pintura verde na parede que faz as vezes de quadro.
_ Há ventiladores estragados, que quando são ligados dá cheiro de queimado. Outros têm placa que avisam para não ligar.
_ Há uma sala de aula em que nada pode ser ligado na tomada, pois cai a chave geral da escola.
Em dezembro, ocorreram as eleições para diretores nas escolas públicas estaduais. No Aristides Germani, nenhum professor ou funcionário aceitou concorrer ou ser indicado. Na ocasião, o então coordenador da 4ª CRE teve que buscar alguém do quadro do magistério que preenchesse os requisitos determinados na Lei da Gestão para indicar como diretor. As publicações no Diário Oficial demoraram a acontecer, o que impossibilitou a atual diretora movimentar as contas de imediato. As reivindicações dos alunos são de fácil resolução, porém a atual direção não teve tempo hábil para executar seu plano de trabalho.O plano de aplicação das verbas passa pelo conselho escolar, que é formado por representação de todos os segmentos: pais, alunos, professores e funcionários, eleitos democraticamente. Logo, as necessidades apresentadas podem ser levadas diretamente ao representante dos alunos no conselho escolar e este levar até a reunião do conselho, onde é elaborado o plano de aplicação. A 4ª CRE continuará dando a assessoria necessária para que as demandas sejas atendidas.