Moradores do bairro de Galópolis, em Caxias do Sul, aguardam desde o último dia 12 a remoção de uma enorme pedra que ameaça cair sobre duas residências na Avenida Presidente Vargas, às margens da BR-116. Para conter a pedra que se deslocou após a raiz de uma árvore penetrar na encosta, um cabo de aço foi colocado por uma equipe da subprefeitura no mesmo dia. Também no dia 12, o Corpo de Bombeiros interditou as duas casas, e desde então os moradores estão tendo que pedir abrigo em casas de parentes.
_ Logo que os bombeiros interditaram, fui para a casa do meu pai com minha esposa e meus dois filhos, de 6 e 5 anos. Mas como é na área central, todo dia precisava levar minha esposa ao trabalho e as crianças na escolinha, em Galópolis. Depois de oito dias, como o tempo melhorou, voltamos, mesmo correndo risco. Porque também é perigoso deixar a casa sozinha, pode alguém entrar lá e roubar _ reclama o técnico em eletrônica Audrey de Quadros, 39.
Na manhã desta quarta-feira, funcionários de uma empresa de detonação que presta serviços para a prefeitura estiveram no local para avaliar a situação. Porém, é preciso que as condições climáticas estejam favoráveis para efetuar o serviço necessário.
Por se tratar de uma área particular, foi preciso um acordo entre a prefeitura e os proprietários, no qual ficou definido que a prefeitura irá fazer a remoção da pedra e os proprietários irão se encarregar da destinação do material.