Unidades Básicas de Saúde (UBSs) iniciam, nesta segunda-feira, a vacinação contra a gripe A na rede pública de Caxias do Sul. Os postinhos abrem as portas no horário habitual, às 8h. O Ministério da Saúde disponibilizou até agora 50 mil unidades, mas a meta é vacinar 115 mil caxienses durante a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até dia 20 de maio. O público-alvo são pessoas que pertencem aos grupos de risco para contágio (veja abaixo).
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As doses foram repassadas aos 47 postinhos na semana passada. Segundo a Secretaria da Saúde, senhas podem ser distribuídas se o postinho julgar necessário para organizar melhor o fluxo. Cada unidade tem autonomia para organizar a fila de vacinação.
Com a grande procura por doses na rede particular, que na sexta-feiranão tinha mais vacinas nos principais pontos de vacinação, a expectativa é de grande procura pelas injeções gratuitas. Além da gratuidade no postinho, a diferença é que na rede particular a vacina, quando disponível, é aberta a qualquer pessoa interessada, mesmo que não pertença aos grupos de risco. Caso restem doses ao final da campanha pública, a vacina poderá ser ofertada ao público em geral, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores.
Apesar do cenário registrado neste ano, que contabiliza 18 mortes pela doença no Estado, a diretora da Vigilância em Saúde do município, Maria Ignez Bertelli, alerta que o quadro é diferente de 2009, quando ocorreu uma epidemia de gripe A no país.
Leia mais
Sobe para 18 o número de mortes por gripe A no RS
Apesar das mortes por gripe A, situação não é de pânico, dizem autoridades
– Deve dar um movimento grande e vamos atender dentro do possível. Estimamos vacinar 115 mil pessoas dos grupos de risco. Temos 50 mil doses para iniciar, mas a governo deve nos mandar mais doses em parcelas, porque não vamos vacinar a todos em um dia só – completa.
Além da vacinação durante a semana, no sábado ocorre o Dia D da campanha, quando todos os postinhos vão abrir as portas. Neste dia, a vacinação ainda será para grupos de risco. A expectativa é receber mais doses ainda durante a semana.
As doses nos postinhos são trivalentes, ou seja, imunizam contra H1N1, o H3N2 e uma cepa da Influenza B. Na rede particular, quando há vacinas, também são oferecidas doses tetravalentes, que protegem contra mais uma cepa da Influenza B.
SERVIÇO
Quem faz parte dos grupos de risco?
:: pessoas com mais de 60 anos
:: crianças de seis meses e a cinco anos incompletos
:: gestantes
:: mulheres até 45 dias do pós parto
:: trabalhadores de saúde
:: indígenas
:: portadores de doenças crônicas não transmissíveis
O QUE LEVAR
:: A pessoa deve levar documento que comprove que pertence a um grupo de risco. Mulheres no início da gravidez ou que tiveram bebê recentemente, por exemplo, podem levar algum exame. Portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica ou outro comprovante, como receita de remédio de uso contínuo. Idosos e crianças devem portar documento. Não é obrigatório levar cartão do SUS.
ONDE IR
:: O ideal é ir até a UBS mais perto de sua casa, porque as doses foram distribuídas de acordo com a população de cada região.
CONTRAINDICAÇÕES E REAÇÕES
:: Pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, a qualquer componente da vacina ou com alergia grave relacionada a ovo de galinha.
:: As reações são geralmente leves. As mais comuns são dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação, que ocorrem de seis a 12 horas após a vacinação e persistem de um a dois dias.
OS CASOS NA SERRA
:: Flores da Cunha: um homem de 64 anos, morador de Flores, morreu no Hospital da Unimed, em Caxias, em março. Idoso, integrava grupos de risco.
:: Vacaria: uma mulher de 21 anos, que morreu no dia 16 de abril. Ela era portadora de doença que afeta as defesas imunológicas, o que a enquadra nos grupos de risco. O caso de um caminhoneiro que morreu em Vacaria no início do mês não entrou na estatística porque ele estava de passagem pelo município e contraiu a doença fora do Estado.
A DOENÇA
Como é transmitida?
O contágio ocorre por meio de espirros, tosse e contato direto com pessoas, locais e objetos contaminados.
Quais são os sintomas?
Os sinais do resfriado e da gripe podem ser muito parecidos. Geralmente, a gripe causa sintomas mais severos, como dores musculares, febre alta, dificuldade para respirar e cansaço _ em situações assim, o paciente deve procurar um médico em até 24 horas. Há risco de a gripe evoluir para uma pneumonia. Indivíduos pertencentes ao grupo de risco precisam tomar ainda mais cuidado.
CUIDADOS
:: higienizar as mãos com água e sabão líquido
:: após tomar banho, não sair de casa com os cabelos molhados
:: dormir pelo menos oito horas por noite
:: limpar as superfícies e as mãos com álcool
:: evitar tocar os olhos, o nariz e a boca após contato com superfícies
:: usar lenço de papel descartável
:: ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com lenço
:: orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doenças (até cinco dias após o início dos sintomas)
:: evitar aglomeração e ambientes fechados
:: manter o ambiente doméstico arejado e com luz solar
:: manter hábitos alimentares saudáveis
:: ingerir ao menos de oito a dez copos de água por dia
:: em dias frios, se agasalhar bem
:: praticar exercício físico
:: se tiver com gripe, o repouso é fundamental para uma recuperação mais rápida.