Com a liberação do trecho entre os km 174 e 181 na BR-116, em Nova Petrópolis, para veículos de grande porte a partir desta sexta-feira (8), somada à Ponte da Cooperação sobre o Rio Caí, no limite com Caxias, inaugurada em 20 de setembro, o fluxo de turistas em Nova Petrópolis deve registrar aumento significativo. É o que projetam a Secretaria de Turismo do município e a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp).
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Mayara Senna, o período entre maio e setembro, entre o início da chuva e a inauguração da ponte, foi marcado por uma queda significativa no turismo do município.
— Foi uma queda expressiva. Deu para notar a queda de visitantes aqui na cidade, tanto para pernoitar, como o visitante que passa o dia, porque nem todos conheciam o desvio pelo interior. Foi um período bem complicado, mas, com a inauguração da ponte provisória, a gente já nota esta retomada e este aumento de fluxo importantíssimo — pontua.
Agora, a aposta do município é retomar o turismo com a programação da Magia do Natal, até 5 de janeiro, e o Festival Sabores da Colônia, que se inicia no dia 30 de novembro.
— A gente já vem notando este crescimento. Na Nova Oktoberfest (em outubro), já deu para notar um fluxo expressivo de visitantes. A gente teve, no período do evento como um todo, em torno de 40 mil pessoas participando. Então, já foi um cenário muito importante e positivo para conseguir analisar esta retomada com estes acessos e com o aeroporto também — destaca Mayara.
Com a liberação do trecho da BR-116 para veículos pesados, a prefeitura também estima maior fluxo de visitantes, que contratam passeios por agências de turismo.
— Facilita o acesso dos nossos públicos, que vêm de ônibus pela região e não precisam mais fazer um percurso tão longo pra conseguir acessar a cidade. Isso também é uma nova expectativa para a gente, de um aumento ainda maior na chegada de pessoas para a região da Serra e para Nova Petrópolis. Nossa expectativa é das melhores possíveis nesta retomada — projeta a secretária.
Esperança de retomada no comércio
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, Neander Port, ainda não é possível mensurar o impacto do período com estradas fechadas.
— É um impacto que acredito que leve um bom tempo para ser restaurado. A gente fez uma estimativa rápida, sem muita precisão, de que o município perdeu em torno de 1 milhão em receitas na época das estradas completamente fechadas. Mas estamos motivados, somos resilientes e, como sempre, vamos receber nossos turistas com a típica hospitalidade de Nova Petrópolis — garante.
Por isso, a expectativa é de que o município e, consequentemente, o comércio, volte a receber o fluxo normal de visitantes, principalmente vindos das regiões Uva e Vinho e metropolitana.
— Nós temos uma bela programação para a Magia do Natal, a cidade está enfeitada e bem bonita. A Magia do Natal vai até 5 de janeiro e a gente vai ter, entre 30 de novembro e 15 de dezembro, o Festival Sabores da Colônia, que também valoriza a nossa agroindústria. Acima de tudo, a gente precisa comemorar o fim de um dos períodos mais difíceis do nosso Estado — resume Port.
Como chegar de Caxias a Nova Petrópolis
Para o visitante que sai de Caxias do Sul, o trajeto indicado pela Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis é pela BR-116. Saindo do centro de Caxias, o motorista deve dirigir em direção a Galópolis e Vila Cristina.
No distrito caxiense, o motorista precisa acessar a Linha Sebastopol por um desvio. Dali, é possível cruzar a ponte da cooperação até São José do Caí, em Nova Petrópolis. Depois, o motorista percorre um trecho de estrada de chão até o acesso à BR-116.
Na rodovia federal, o sistema pare e siga continua operando com sinaleiras.