As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria foram premiadas por terem sido as vencedoras da Olimpíada do Samu, realizada em setembro. Porto Alegre e Ijuí também foram reconhecidas. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, na qual o parlamento gaúcho também concedeu ao serviço a medalha da 56ª Legislatura, em homenagem aos 20 de atuação no Estado.
Durante a Olimpíada do Samu, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), as equipes foram monitoradas em uma atividade de simulação na prestação de atendimento médico de urgência e emergência em quatro cenários avaliados: parada cardiorrespiratória, extricação (retirar uma vítima de um local onde ela não pode ou não deve sair por conta própria), imobilização padrão e via área. A finalidade da competição é contribuir para a capacitação, interação entre as equipes e multiplicação de conhecimentos.
Além da premiação da olímpiada, também foram entregues certificados às equipes destaques no critério tempo-resposta, que considera o período entre o recebimento da ocorrência pela Central Estadual do Samu e o deslocamento da equipe local para a ocorrência. A equipe do Samu de Bento Gonçalves recebeu o certificado de melhor tempo resposta, com 1 minuto e 6 segundos, além do primeiro lugar nas Olimpíadas com suporte avançado.
De acordo com a coordenadora do Samu de Bento Gonçalves, Melissa Bonato, que esteve presente na premiação, a equipe do Samu do município é composta hoje por 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 condutores socorristas.
— Essa premiação significa que o trabalho, a dedicação e todas as melhorias que a gente vem fazendo nos últimos tempos estão dando resultado, seja em ter uma regulação compartilhada, seja na logística da base, seja na dedicação das equipes em cada atendimento. É uma sequência de fatores que trouxeram esse resultado — destaca Melissa.
Já o Samu Regional de Caxias do Sul conquistou o segundo lugar na categoria Suporte Avançado de Vida e o terceiro lugar na categoria Suporte Básico de Vida. A equipe do Suporte Avançado foi composta pelo condutor Deivi Nichetti, pelo enfermeiro e atual diretor do serviço, Durval Júnior de Oliveira, e pela médica Rafaela Bisol. A equipe do Suporte Básico foi representada pelo condutor Itamar Alnoch e pelo técnico de enfermagem Bruno Schumann. Cerca de 145 profissionais fazem parte do Samu em Caxias do Sul, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
— Foi uma grande honra esse reconhecimento, que é fruto de um trabalho árduo que temos, principalmente com o núcleo de educação e capacitação constante dos nossos profissionais, melhorando o conhecimento técnico de uma maneira insistente. Essa qualificação foi demonstrada através da Olimpíada, o que é motivo de muito orgulho para nós — avalia o diretor do serviço em Caxias, Durval Júnior de Oliveira.
Outra cidade da Serra reconhecida na Olimpíada do Samu foi Vacaria, que conquistou o segundo lugar na categoria de Suporte Básico de Vida. Na competição, o serviço do município foi representado pelo condutor e socorrista Gabriel Suliani e pelo técnico de enfermagem Luis Santos. Conforme o secretário da Saúde de Vacaria, Silvandro Porto da Fonseca, a equipe do Samu na cidade conta com 10 profissionais, sendo cinco socorristas e cinco motoristas.
— Para Vacaria, é um motivo de muito orgulho ter o serviço do Samu reconhecido na Olimpíada, o que mostra a qualidade dele no nosso município — comemora o secretário.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), atualmente, há 164 bases do Samu no Rio Grande do Sul, outras 23 das regionais de Pelotas, Caxias do Sul e Bagé e uma base do município de Porto Alegre. A cobertura no Estado abrange 91% dos municípios e 94% da população gaúcha.
A competição
A Olimpíada do Samu foi realizada no dia 5 de setembro, na área de eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre. As equipes atenderam em quatro estações com práticas de simulação realística. Cada cenário teve duração de 15 minutos para a realização dos procedimentos, para em uma hora de atividade rodar quatro equipes de Suporte Básico de Vida (SBV) ou Suporte Avançado de Vida (SAV).
As equipes competiram entre si nas modalidades. As de Suporte Básico de Vida contavam com um técnico de enfermagem e um condutor. Nessa modalidade participaram equipes das cidades de Bento Gonçalves, Cândido Godói, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Porto Alegre, Porto Xavier, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Tapes e Taquari. Já as de Suporte Avançado contaram com um médico, um enfermeiro e um condutor. As cidades participantes foram Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
As avaliações das equipes foram realizadas por alunos que compõem as Ligas Acadêmicas de Traumas das faculdades convidadas. A soma da pontuação de cada tarefa classificava os três primeiros lugares, tanto das equipes de SBV como as equipes de SAV.
Municípios vencedores:
Unidade de Suporte Avançado (USA)
- 1º lugar: Bento Gonçalves
- 2º lugar: Caxias do Sul
- 3º lugar: Porto Alegre
Unidade de Suporte Básico (USB)
- 1º lugar: Ijuí
- 2º lugar: Vacaria
- 3º lugar: Caxias do Sul