A sede temporária da unidade básica de saúde (UBS) Vila Cristina, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, será fechada nesta quarta-feira (9) para transferência do mobiliário e instalação de equipamentos no prédio original da UBS que passou por reformas após a enchente de maio. Os atendimentos na sede temporária ocorrem até esta terça-feira (8).
Conforme a secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, a solenidade de reabertura da UBS Vila Cristina em sua sede original, na Rua da Cidadania, 426, deve ocorrer na próxima segunda-feira (14), às 14h30min. O atendimento, no entanto, ocorre a partir de terça-feira (15). Enquanto a unidade temporária estiver fechada, a comunidade poderá buscar atendimento em outros postinhos.
Segundo a prefeitura, uma nova UBS será construída em outro ponto do mesmo terreno da atual. Para isso, o município se inscreveu e foi contemplado pelo governo federal para receber recursos, mas aguarda o repasse para encaminhar os próximos passos.
O distrito de Vila Cristina, no interior de Caxias do Sul, foi um dos mais afetados pelos deslizamentos de terra em função da chuva de maio. A cheia do Arroio Pinhal causou estragos na subprefeitura, no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Renato Del Mese e na unidade básica de saúde (UBS), que está fechada desde que foi alagada. Segundo a prefeitura, todo o mobiliário e os equipamentos foram perdidos.
Desde o dia 14 daquele mês, há cinco meses, a comunidade passou a receber os atendimentos de saúde no espaço provisório, que foi cedido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Porém, no local não havia atendimentos com dentista, pois, de acordo com a secretaria da Saúde, não havia a possibilidade de instalação hidrossanitária para o equipamento odontológico no local. Em agosto, a prefeitura havia ventilado a possibilidade de alugar um imóvel maior para poder ampliar os atendimentos.
A UBS provisória oferecia serviços de consultas médicas, acolhimento com equipe de enfermagem e distribuição de medicamentos não controlados.