Mais uma conexão será restabelecida após a tragédia climática de maio no Rio Grande do Sul. A ponte Feliz Cidade, em Feliz, sobre o Rio Caí, será inaugurada oficialmente neste sábado (12), às 9h. A estrutura, feita com nove contêineres, foi construída com esforço da comunidade e vai ser concluída após cerca de 60 dias de obras.
O financiamento foi feito por meio da campanha #ReConstruindo Conexões, a mesma que levantou recursos por meio de doações para tirar do papel a Ponte da Cooperação, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, inaugurada em 20 de setembro. De acordo com Clóvis Schumann, membro da CDL Nova Petrópolis e um dos coordenadores da iniciativa, a perspectiva era de levantar R$ 1,2 milhão para as duas obras, no entanto, os custos devem chegar a R$ 2 milhões. Os valores serão compilados na próxima para uma prestação de contas com a comunidade.
A nova ponte restabelece a ligação entre as localidades de Picada Cará e Arroio Feliz, ambas no interior do município do Vale do Caí. Além disso, também será uma alternativa para ligar a cidade com municípios vizinhos, como Linha Nova e Nova Petrópolis.
A ligação foi construída com contêineres, que receberam o reforço de estruturas metálicas para suportar o peso. Na parte inferior foi colocada uma camada de concreto, o interior recebeu cascalho e a parte superior foi preenchida com concreto, uma nova estrutura metálica e um tablado de madeira. A ponte será de pista dupla.
Há duas semanas a ponte Feliz Cidade foi reaberta durante o fechamento da Ponte de Ferro, e recebeu um considerável fluxo de veículos, conforme Schumann. Na segunda-feira (7), voltou a ser fechada para que as cabeceiras pudessem ser concretadas, com o objetivo de finalizar a obra.
— Essa ponte, com certeza, vai ficar por muito tempo, pode ser que daqui a pouco ela seja desativada pelo fato de vir uma outra definitiva, também estamos apostando que isso aconteça — aponta o membro da CDL de Nova Petrópolis.
A concentração para a inauguração será às 8h30min na Rua Júlio de Castilhos. O evento contará com a presença de grupos de ciclistas, motos, jipes, tratores, caminhões e a comunidade local. Ambulâncias e o Corpo de Bombeiros garantirão a segurança dos presentes. Haverá um desfile que sairá de Picada Cará e seguirá até Arroio Feliz. Schumman destaca, ainda, que o trajeto para chegar à ponte já está cadastrado em aplicativos como Waze e Google Maps.
— (Representa) uma grande conquista e, novamente, a força que o povo tem, porque consegue fazer muita coisa, é uma união. Sabemos que não é só a nossa (ponte) que está sendo construída, tem várias outras pontes sendo construídas no interior do Estado, que também a população e os empresários estão pegando junto para conectar novamente essas comunidades.
Vale lembrar que a Ponte de Ferro, em Feliz, foi liberada parcialmente no dia 4. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, veículos leves com até 2,1 metros de altura podem utilizar nos finais de semana e no período de 18h e 7h30min entre segunda a sexta-feira.
A restrição de horários durante a semana é porque trabalhos ainda precisam ser realizados. Anteriormente, a previsão de liberação era apenas para a metade de outubro. Assim, a estrutura de contêineres que será inaugurada no sábado (12) é uma possibilidade de ligação entre as comunidades.