Neste domingo (27) completou uma semana do desaparecimento do brigadiano Joarles Wildelany dos Santos Silva, de 27 anos. O policial integra o 36º Batalhão da Policia Militar de Farroupilha e foi visto pela última vez na Praia do Rosa, em Imbituba (SC), onde passava as férias com a namorada. O casal viajou para o litoral catarinense para celebrar a passagem dos aniversários. Ambos completaram 27 anos no início de outubro.
Silva estava nadando em uma região conhecida como Costão Sul, quando banhistas viram o policial se afogando. Um surfista tentou resgatá-lo, contudo os relatos dados aos bombeiros são de que Silva estava sem forças para se segurar na prancha. A namorada foi resgatada sem ferimentos graves.
Nesta sexta-feira (25), a área de buscas foi ampliada pelas equipes de resgate dos Bombeiros Militares de Imbituba. Além da Praia do Rosa, onde Silva se afogou, também passaram a vasculhar a Praia do Porto, ao sul da Praia do Rosa, e em Garopaba, ao norte. As buscas devem seguir até completar 14 dias.
Conforme o major Marcos Leandro Marques, que coordena as ações, o grupo de resgate está utilizando um drone, dois mergulhadores e uma embarcação para percorrer o perímetro onde Silva desapareceu.
Silva é natural de Brasília, no Distrito Federal. Contudo, atua em Farroupilha desde 2018, quando foi aprovado em um concurso. Segundo familiares, ele deveria viajar para a Capital Federal nesta semana, para passar o Feriado de Finados junto aos parentes.
Um policial amigo de Silva criou uma vaquinha para auxiliar a família do policial no transporte de pertencentes particulares até a Bahia, onde a mãe de Silva vive. Mais de R$ 12 mil já foram arrecadados.