Em comemoração ao Dia da Árvore, a Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, está sendo palco para ações do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), nesta quarta-feira (18). A programação começou às 10h e segue até as 16h, com doação de mudas de árvores, sementes de girassol, ecobags, além de materiais informativos sobre a data especial.
O Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro. Porém, em decorrência do feriado da Revolução Farroupilha, a Semma antecipou as comemorações para esta semana. As ações iniciaram logo nas primeiras horas da manhã, com o plantio de mudas no Centro Comunitário De Lazzer I. Ao longo do dia, ocorrem atividades no EcoParque, no Estádio Municipal e no Parque dos Macaquinhos.
Além de doação de mudas de árvores, na Praça Dante também há jogos dinâmicos, além de atividades com idosos e a participação de estudantes do Colégio Murialdo.
— Através do plantio e da distribuição de mudas, a gente busca contribuir para um futuro mais sustentável para a nossa cidade e aumentar a quantidade de árvores, que são tão importantes para o ar que a gente respira. Buscamos passar uma mensagem de cuidado com o meio ambiente — destaca Fernanda Debiazi, gerente do setor de Educação Ambiental da Semma.
Presente aos avós
Apaixonada por plantas e por todas as questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade, a estudante de Relações Públicas Eduarda Fagundes Stumpf, 23 anos, passava pela Praça Dante quando se deparou com a ação. Não pensou duas vezes e logo adquiriu a sua mudinha da árvore frutífera do araçá. O destino da planta, segundo ela, é muito especial.
— Eu pretendo dar de presente para os meus avós plantarem na casa deles, pois eles gostam bastante — revela Eduarda.
A estudante, que já trabalhou no setor de sustentabilidade de uma empresa de calçados, também ficou encantada com a participação das crianças no evento.
— As crianças são o nosso futuro, por isso é importante essa participação. É preciso esse incentivo para as pessoas cuidarem mais do meio ambiente, principalmente agora com essa questão das queimadas e essa destruição do nosso meio ambiente — destaca.
“As plantas nos dão vida”
O casal de venezuelanos Eva Gimenez, 41, e Miguel José, 27, moram em Caxias do Sul há três anos. Porém, há pouco tempo conseguiram se mudar para uma casa com mais espaço, no bairro Charqueadas, para poderem ter as suas plantas.
— Eu amo muito as plantas. Vamos levar para casa uma mudinha de Ipê Amarelo e uma de Chau Chau, e também sementes de girassol. Temos um pátio grande agora e é lá que eles serão plantados. As plantas nos dão vida — conta Eva.
Conscientização desde cedo
Durante a manhã, a ação também contou com a ajuda dos estudantes da Ação Social Murialdo. As crianças da 3ª a 5ª séries não escondiam a felicidade em poder participar do momento. Elas entregaram panfletos, brincaram e ainda transmitiam informações sobre o cultivo de plantas para a comunidade.
— Eles adoraram, e já estão saindo com as mudinhas das plantas também. É fundamental eles saberem a importância do plantio e do cultivo das plantas para o nosso meio ambiente — afirma a educadora da Ação Social Murialdo, Simone Rodrigues.