Pela primeira vez na história, o aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, se tornou o destino de um voo cargueiro regular. As operações tiveram início no começo da manhã desta quarta-feira (25) e vão ocorrer de terça-feira a sábado, entre a cidade da Serra e o aeroporto de Guarulhos (SP). A estreia estava prevista para esta terça-feira (24), mas o avião não conseguiu pousar em função do vento.
Embora tenha um dos hangares destinado ao processamento de cargas das companhias aéreas que já operam na cidade, até então as encomendas chegavam e partiam do aeroporto nos porões das aeronaves de passageiros. A nova ligação, operada pela Gollog para o Mercado Livre — o avião tem as cores da empresa de e-commerce —, utilizará boeings 737-800 que já transportaram passageiros, mas foram convertidos para cargueiros.
O primeiro voo partiu de Guarulhos às 4h37min desta quarta e pousou em Caxias às 5h53min. A aeronave trouxe 13 toneladas de encomendas do Mercado Livre e partiu às 8h05min também com 13 toneladas. Embora possa variar, a previsão é de que o pouso ocorra sempre por volta das 6h e a partida cerca de uma hora depois.
— É uma operação do Mercado Livre, de toda a carga deles que vem para o Estado — explica o diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki.
O voo cargueiro vai ocorrer pelo menos até a primeira quinzena de dezembro. Para viabilizar a nova operação, a empresa que opera o serviço de apoio às aeronaves em solo recebeu novos equipamentos destinados ao embarque e desembarque de cargas, como loader (espécie de elevador) e carretas de bagagem. O atendimento à aeronave foi acompanhado e orientado pela Orion Aeroportos, consultoria contratada pelo município para assessorar as equipes do terminal.