A capital nacional do basalto, Nova Prata, comemora cem anos de emancipação neste domingo (11). E com intuito de celebrar o centenário, a comunidade pôde participar de forma ativa do festejo, compartilhando o próprio bolo nas celebrações.
A festa dos cem anos com cem bolos de aniversário é uma ideia da prefeitura para aproximar a população e entidades locais da história de Nova Prata. A prefeitura e a Câmara de Vereadores também contribuirão, cada uma com um bolo de 15 quilos.
Segundo a prefeitura, a maior parte das inscrições foi feita por empresas, instituições, associações e escolas, mas também houve moradores engajados no projeto. No domingo (11), a festa acontece a partir das 16h, no Largo da Prefeitura, que fica na Avenida Fernando Luzato, 158, no Centro. Paralelamente ao centenário de Nova Prata é realizado o 20° Festival Internacional de Nova Prata.
Na comemoração, cada participante deverá estar disponível para cortar e servir o próprio bolo no dia do evento, além de providenciar pratos, garfos e guardanapos para servir o alimento.
— A gente se sente muito bem em participar, quando vê que aqui onde moramos temos qualidade de vida. Então, qualquer morador pratense de muito tempo sente isso, como eu que nasci, vivi e trabalhei sempre aqui. Tenho orgulho de morar aqui, fazer parte da comemoração e ter constituído minha família e continuar aqui — conta Neli Salete Toscan Vieira, 61, moradora aposentada que fará parte do evento.
A estrutura individual e a identificação dos participantes durante o evento ficarão sob responsabilidade da administração municipal. Em caso de chuva, o evento será mantido.
Confira a programação completa do centenário:
Sexta-feira (9)
- 21h – Show Jotabê e Vitor Henrique e Gabriel
Sábado (10)
22h30min – Show de Zezé di Camargo e Luciano
Domingo (11)
- 8h – Missa do Centenário
- 16h – Festa dos Bolos