A partir desta quarta-feira (3), duas unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul passam a contar com agendamentos de consultas por telefone. A ação acontece por meio do serviço Agenda+ UBS. Usuários das unidades Centenário e Fátima Baixo passam a ser atendidos pelo serviço nas quartas-feiras.
A UBS Centenário está fechada por apresentar risco aos servidores e aos pacientes devido aos danos na estrutura, que já eram pré-existentes e se agravaram com a chuva de maio. Os usuários da unidade do bairro Centenário poderão telefonar no Agenda+ e serão encaminhados para uma das UBSs da Zona Norte.
Os agendamentos devem ser feitos pelo número (54) 3290-4485, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, conforme o dia de atendimento de cada UBSs. Para marcar a consulta é preciso informar o CPF e o nome completo. Além disso, o atendente irá verificar os dados do Cartão SUS. No total, 13 unidades já são atendidas pelo serviço Agenda+ UBS.
Desde que foi implantado, em agosto de 2023, o Agenda+ UBS já marcou mais de 34,3 mil consultas. A central marca atendimentos com médico clínico para pessoas a partir de 13 anos.
Que dia o Agenda+ UBS atende e cada unidade?
- Segunda-feira: unidades dos bairros Ana Rech, Cristo Redentor e Eldorado
- Terça-feira: unidades dos bairros Bela Vista, Cruzeiro e Rio Branco
- Quarta-feira: unidades dos bairros Esplanada, Centenário e Fátima Baixo
- Quinta-feira: unidades dos bairros Santa Lucia Cohab e São José
- Sexta-feira: unidades dos bairros Mariani e São Leopoldo
Como agendar?
- Pelo telefone (54) 3290-4485
Quais consultas agendar?
- Consultas com médico clínico para pessoas a partir dos 13 anos de idade
Em que situações é possível agendar consulta?
- Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)
- Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)
Quais documentos são necessários para agendar?
- CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS
Qual o horário de atendimento da central?
- Das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira
É preciso ser morador de Caxias do Sul?
- Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias
O que fazer se não puder comparecer para consultar?
- Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar