As chuvas registradas nas últimas semanas provocaram o bloqueio de trechos de duas rotas de cicloturismo de Farroupilha. Lançadas no início de junho, as rotas Pedal do Salto, que passa pelo Salto Ventoso, e Pedal do Colonial, que passa pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, estão com pontos inacessíveis.
Conforme a prefeitura, os bloqueios estão no interior, mais precisamente na Linha Jacinta, impactando o trajeto de Caravaggio, e na Linha Machadinho, que impede o fluxo no percurso do Salto Ventoso. A prefeitura não informou a perspectiva de liberação dos trechos.
Os dois passeios começam no Largo Carlos Fetter, na área central da cidade, seguindo por direções diferentes. Na Rota Pedal do Salto, os ciclistas percorrem 27,2 quilômetros passando pela Linha Müller, pelo Parque Salto Ventoso e pela Linha Machadinho. O trajeto tem tempo estimado em três horas e 10 minutos.
A segunda opção de passeio, a Rota Pedal Colonial, passa pelo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, pela Linha Jansen e pelo Caminhos de Pedra, totalizando um percurso total de 51,5 quilômetros. O trajeto é feito em cerca de oito horas.
O detalhamento dos dois passeios está disponível no site da Secretaria Municipal de Turismo. O percurso das rotas está sinalizado com placas indicativas ao longo do trecho.