A programação do Natal Luz de Gramado voltará a ser realizada no Centro da cidade mais turística do Estado após 11 anos. As mudanças das atividades foram explicadas nesta quinta-feira (27), durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, que contou com a presença da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato, o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Lúia Barbakov, e a secretária da Fazenda Sônia Molon.
Durante a audiência, foi explicado que a programação foi repensada em prol da comunidade gramadense e terá mudanças, entre elas:
- Após 10 anos, o Grande Desfile de Natal volta a ser realizado na Avenida das Hortênsias. Na última década, o Grande Defile de Natal vinha ocorrendo no espaço no Expogramado. Na avenida, o desfile sairá da prefeitura e deve percorrer 130 metros.
- Serão três dias por semana, nas quartas-feiras, sextas-feiras e domingos, das 20h às 21h, ou seja, mais cedo que nos anos anteriores, buscando estimular a movimentação no comércio e gastronomia local.
- Não deverá ter arquibancadas, mas o público poderá adquirir ingressos para assistir ao espetáculo nas 1,4 mil cadeiras organizadas na Avenida das Hortênsias.
- Nos dias que não tiver o Grande Desfile, haverá o show de Acendimento das Luzes da cidade, contudo, em um novo formato, com luzes e música.
- O show do Nativitaten continuará acontecendo no Serra Park, nas quintas e sábados, e a Fantástica Fábrica de Natal não será realizada.
- Haverá cabines para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o Nativitaten, tendo em vista que o tema do Natal este ano é “Acolhimento”.
- Ingressos: entre R$ 150 e R$ 540 (com desconto para compra antecipada). As vendas começam no dia 11 de julho.
- Trânsito: novo acessos serão feitos e vias serão preservadas para ambulâncias e bombeiros;
Segundo Gerson Sorgetz, representante da Gramadotur, a mudança na logística deste ano está em processo de planejamento e, após as atividades do Natal Luz, as alterações serão reavaliadas, buscando solucionar qualquer problema para a próxima edição.
— Gramado recebeu no último Natal Luz, nos 88 dias de evento, cerca de 2 milhões de visitantes. Para este ano teremos as cadeiras pagas montadas junto a avenida, para quem busca conforto e por uma experiência mais completa, de proximidade e interação com os personagens. Já para quem optar por assistir do passeio público, dividirá com os demais turistas que circulam pela cidade — conta
De acordo com Sorgetz, as atividades da Fantástica Fábrica de Natal podem retornar para a edição do ano que vem, a partir da reavaliação. A Parada de Natal, de acordo com a Gramadotur, não está cancelada, mas está sendo avaliada. A expectativa para o retorno da programação do Centro da cidade, que deixou de ser feita em 2013, é de que haja aumento no fluxo da região central e que o evento, de quase três meses de duração, impulsione ainda mais lojas e restaurantes da região.
— Gramado tem cerca de 85% da atividade baseada no turismo. Existe uma expectativa grande da própria comunidade em função de toda a mudança. Acreditamos num novo momento a partir de um grande Natal Luz, que vai fortalecer o comércio e a gastronomia por ser realizado no centro, ficando apenas o Nativitaten no Lago do Serra Park — menciona Sorgetz.
O Nativitaten, espetáculo teatral que encanta o público com uma história sobre o nascimento de Jesus Cristo, continua sendo realizado no Serra Park, com luzes e efeitos especiais como pirotecnia. A edição deste ano terá apresentações quintas-feiras e sábados.
— A nossa cidade é uma cidade segura, graças a Deus. Vamos fazer todos os espetáculos mais cedo, todos eles serão às 20h. As pessoas vão assistir os espetáculos e vão poder voltar a circular, passear pelas ruas da cidade tranquilamente, desfrutar da farta gastronomia, voltar a circular nas lojas. Quando estudamos o desfile no Centro, foram várias as possibilidades e aí entendemos que movimentar e trazer essa grande atração para o Centro apenas duas vezes por semana não seria o suficiente. O desfile acontecia duas vezes por semana, o Nativitaten duas vezes por semana, e nós, quando voltamos para a administração, entendemos que o desfile precisaria acontecer três vezes por semana no Centro — explicou Rosa Helena durante a audiência.
— Esse é o momento onde Gramado não tem mais margens para errar, não é somente a vinda do espetáculo ao Centro que garantirá o seu sucesso. Para isso, nós teremos que apresentar um espetáculo planejado, um espetáculo organizado, bonito e encantador, e que entregue, claro, uma boa experiência para todos os nossos turistas, visitantes e, claro, para a nossa comunidade — afirmou o vereador Renan Sartori, que propôs a audiência.
A programação da 39ª edição do Natal Luz começa no dia 25 de outubro e termina no dia 12 de janeiro de 2025. A decoração natalina na cidade permanece montada até o dia 19 de janeiro.