Servidores da Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul estão alertando moradores de Galópolis, neste sábado (16), em função da previsão de chuva intensa para os próximos dias. Durante a manhã, o alerta foi dado a 30 famílias. O trabalho vai seguir durante a tarde.
Os servidores passaram por ruas como José Casa, José Comerlato, Antonio Chaves, entre outras. Segundo a Climatempo, somente no domingo (16) pode chover entre 70 milímetros (mm) e 120 mm. Para termos de comparação, a média de chuva para todo o mês de junho, em Caxias, é de 139 mm.
— A chuva vai ser intensa e estamos orientando os moradores destas áreas a procurarem locais seguro. Abordamos cerca de 30 famílias agora pela manhã e vamos continuar com esse trabalho à tarde para que todos tenham consciência que é situação é preocupante e que devemos preservar vidas — afirma o coordenador da Defesa Civil de Caxias, tenente Armando da Silva.
Caso as famílias não tenham para onde ir, a prefeitura explica que a Fundação de Assistência Social (FAS) disponibiliza 20 vagas em abrigo.
A comunidade foi fortemente atingida pela chuva de maio, sendo que, no pior momento da catástrofe climática, 220 famílias tiveram que deixar a região. Atualmente, 33 grupos familiares de Galópolis permanecem fora de casa. Oito mortes foram registradas.