Desbloqueada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul, por produtores rurais e pela prefeitura, a RS-448 passou a ser alternativa para motoristas que saem da região de Bento Gonçalves acessar municípios como Veranópolis, Nova Prata e Cotiporã.
O desvio é feito por conta do bloqueio da BR-470 na altura da Ponte Ernesto Dorneles. Um levantamento da prefeitura de Nova Roma do Sul aponta que cerca de 3,5 mil veículos, inclusive caminhões, transitem diariamente pela rodovia que atravessa a Ponte Nossa Senhora de Caravaggio sobre o Rio das Antas.
Ainda que desbloqueada, a RS-448 segue em obras realizadas pela empresa Encopav contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). O trabalho é de desobstrução das canaletas e recuperação de encostas. Além disso é preciso recuperar o asfalto danificado pelos deslizamentos.
A chuva dos últimos dias atrasou os serviços, mas o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch acredita que o trabalho, que iniciou no dia 31 de maio, poderia estar mais adiantado também por conta do veranico e tempo seco do início de junho. De acordo com ele são dez pontos que necessitam a troca de asfalto e outros dez que foram prometidos pelo Daer:
— Se fosse uma pista corrida seriam 200 metros. Levamos 22 dias para liberar a estrada com a ajuda inclusive de empresários que locaram máquinas, o Estado nos prometeu que iria repor o asfalto, mandou a empesa e nos animou, mas é um trabalho muito lento — diz.
Por meio da assessoria de imprensa o Daer informou que planeja investir cerca de R$ 1 milhão nos serviços em Nova Roma do Sul. No entanto utiliza o contrato de cobertura de toda a malha regional de Bento Gonçalves que engloba um trecho de aproximadamente 450 quilômetros.
Por isso, o departamento diz estar trabalhando em uma contratação emergencial exclusiva para a ERS-448, que contemplará a recuperação de todo o pavimento, além de obras de contenção. Para isso um anteprojeto está sendo elaborado para a contratação integrada emergencial.
O departamento prevê trabalhar por mais 10 dias na RS-448 se as condições climáticas possibilitarem.