O primeiro dia sem chuva e de céu claro em uma semana permitiu o avanço das operações de resgate neste domingo no interior de Bento Gonçalves, onde diversas comunidades foram severamente atingidas pelo temporal que caiu sobre o Rio Grande do Sul. Com seis helicópteros, sendo a maioria de propriedade particular, e tendo o Aeroclube como base para voos e pousos, até as 16h cerca de 80 pessoas haviam sido resgatadas apenas neste domingo. Ao todo, são mais de 850 vidas salvas por ar ou por terra em distritos como Tuiuty, Faria Lemos e Burati.
Com mais de 100 profissionais envolvidos, a operação conta com o apoio de bombeiros de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e de Minas Gerais, incluindo especialistas em resgate de alto risco que participaram do resgate na tragédia de Brumadinho, em janeiro de 2019. Coordenador da operação na Serra, o secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, destacou que a união de esforços entre equipes de diferentes estados, somada à parceria com voluntários que cederam suas aeronaves ou veículos para resgate, como jipes e quadriciclos, tem sido fundamental no salvamento de vidas:
- Estamos conseguindo concluir muitos resgates, e cada vida salva renova o ânimo da tropa. Estamos com uma operação muito bem estruturada, com um contingente suficiente para efetuar o serviço, e finalmente contando com uma condição climática que permite chegar a lugares onde nos dias anteriores estava mais complicado.
Após a chegada ao Aeroclube, as pessoas resgatadas eram catalogadas, passavam por um primeiro atendimento médico quando necessário, e depois seguiam de ônibus para o escritório avançado montado no ginásio da comunidade de Faria Lemos. Neste local, além de receber abrigo, elas recebem água, comida, roupas e cuidados para os seus pets, sendo este serviço a cargo do Departamento de Bem-estar Animal da prefeitura.
Por volta das 14h30min, Joelma Sikoski e a filha, Aline, ambas moradoras da localidade de Natividade, em Faria Lemos, recebiam de volta, já com os cuidados preventivos recebidos, o cãozinho Tito.
- A gente teve que sair de casa no sábado, porque havia cada vez mais deslizamentos e os acessos estavam todos ficando bloqueados. Fomos para o abrigo no salão da comunidade e deixamos o Tito em casa, porque achávamos que seria só uma noite. Quando a situação piorou e soube que iam nos resgatar de helicóptero, encontrei um atalho para voltar até em casa, uns três quilômetros de caminhada, e o busquei. Ele estava nervoso, só agora está se acalmando. É triste deixar tudo o que foi nessa vida até aqui para trás, porque não vamos mais ter condição de voltar. O estrago foi muito grande _ relata Joelma, que vive da agricultora, mas perdeu tudo o que tinha plantado.
Entre as famílias que de hora em hora chegam ao abrigo, a apreensão só encontra brecha quando o ânimo por estar a salvo, por alguns instantes, fala mais alto. É quando elas se permitem abraços, às vezes algum sorriso de gentileza trocada com os voluntários que as recebem. Moradores de Linha Demari, no distrito de Tuiuty, Jacir Marchioro e a esposa, Ivanir, junto com o filho Tiago Marchioro, desde o sábado em que começou a chuva, estavam em condições de ajudar os vizinhos que tiveram suas propriedades destruídas.
- Nossa localidade estava ficando inacessível com as quedas de barreira, exceto por trilhas pelo meio do mato, por isso era inviável continuar por lá. Como tinha muitos idosos e crianças também, a solução foi virmos todos para o abrigo até que se consiga limpar as estradas. Quem consegue se manter um pouco mais forte nesse momento precisa ajudar aqueles que ficam mais nervosos, especialmente os idosos, e tentar acalmar, na medida do possível - diz Tiago, de 24 anos.
Ainda não há uma estimativa de quantas pessoas ainda aguardam por resgate. Gustavo Paim ressalta que há pontos em que o resgate aéreo chega porque o mapeamento inicial mostrava uma situação de resgate no local, mas ao chegar já não havia mais ninguém, porque foi encontrada outra maneira de sair. Os trabalhos, no entanto, não têm prazo para terminar. A atualização do número oficial de pessoas resgatadas em Bento Gonçalves deve ser divulgado no início da noite deste domingo.