Ao menos cinco postos de gasolina de Caxias do Sul registraram filas nesta quarta-feira (1°). O grande fluxo de carros foi visto principalmente à noite no Posto SIM da Avenida São Leopoldo com a Rua Sarmento Leite, no Posto Ramar da Avenida São Leopoldo com a rótula da Perimetral Sul, no Posto SIM da Avenida São Leopoldo com a BR-116, no Posto 11 Rodoil, também na Perimetral Sul, na altura do bairro Kayser, e no Posto Ipiranga da BR-116 com a Rua Luiz Michielon, no bairro Lourdes.
Na unidade do SIM da Avenida São Leopoldo com a Sarmento Leite, frentistas confirmam que houve movimentação durante todo o dia. Entre os motoristas, o receio de ficar sem gasolina foi a grande motivação para buscar os postos no feriado.
Muitos precisam se deslocar para cidades vizinhas a trabalho, caso de Tavani Salattino, 37 anos. Após ver a situação de bloqueios nas rodovias, ela decidiu assegurar o abastecimento para ir até Flores da Cunha, onde trabalha.
— Eu saí de casa para outras coisas e acabei passando aqui também, para completar o tanque. Vou até Flores amanhã e sexta para trabalhar, então preciso garantir.
Claudia Côrrea, 51, e o filho, Bruno Bernardo, 25, também optaram por abastecer o carro. Ele, que é motorista de aplicativo, teme não conseguir trabalhar pela falta de combustível.
— Abasteci hoje para ter gasolina nos próximos dias. Depois, vamos ver como as coisas vão. Espero que não falte gasolina nas bombas da cidade.
Por volta das 19h40muin, um caminhão tanque com 10 mil litros de combustível chegou para abastecer as bombas do Posto SIM na Avenida São Leopoldo. Conforme o motorista do caminhão, o trajeto entre Canoas a Caxias do Sul demorou cerca de sete horas para ser percorrido. Entre os bloqueios passados por ele, estava o da RS-453, causado pelo rompimento da adutora da barragem do Marrecas, na Rota do Sol, em Vila Seca. Segundo funcionários do posto, por hora não há chance de desabastecimento.