Sob risco de ruptura desde a madrugada desta quinta-feira (2), a Represa Dal Bó, em Caxias do Sul, registrou diminuição de 20 centímetros no nível da água. A melhora no cenário foi possível depois que as comportas do complexo foram 100% abertas, de acordo com o presidente do órgão, Gilberto Meletti.
Contudo, o alerta para evacuação de bairros nas proximidades está mantido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Conforme o levantamento da prefeitura, estão no mapa de alagamento os bairros Fátima, São José e a região do Santa Catarina.
Apesar do nível mais baixo, Meletti confirma que foi reforçada a orientação para os moradores das áreas de riscos deixarem suas casas e buscarem abrigo em locais seguros, na casa de parentes ou amigos.
— As pessoas têm acatado o alerta. O Exército trabalhando muito forte na evacuação. Guarda municipal, polícia, a Brigada Militar, está todo mundo envolvido. E os moradores estão aceitando. Estão entendendo. Tem de abandonar suas casas, sabemos que não é fácil. E eles também têm esse sentimento, mas também têm a consciência de que a segurança é muito mais importante que qualquer outra coisa — afirma o presidente do Samae.
Ele ainda revela que o risco de ruptura no Sistema Dal Bó não está totalmente afastado.
— Se ela (a represa) transbordasse em toda a sua extensão, passando por cima da barragem, aí haveria risco ruptura na base. Mas isso não aconteceu. Vamos seguir monitorando — diz Meletti .
A represa abastece nove bairros de Caxias do Sul e está localizada no bairro Fátima, próximo ao Jardim Botânico.
Abrigo
Moradores que foram removidos da região de risco e que não têm para onde ir estão sendo encaminhados para um ginásio no bairro São Caetano.