O governador Eduardo Leite afirma que anunciará medidas para apoiar pequenos e médios empreendedores no início da próxima semana. A promessa foi feita na manhã deste sábado (25), em visita a Sinimbu, no Vale do Rio Pardo. Uma das medidas citadas é empréstimos com juro subsidiado. Leite passou ainda por Putinga, no Vale do Taquari, e Bento Gonçalves, na Serra.
Em Sinimbu, que tem cerca de 8 mil habitantes, quase todos estabelecimentos foram afetados pela inundação de maio. Até o fim do mês, apenas 50% do comércio local deverá conseguir reabrir — no momento, conforme a prefeitura, 30% está funcionando.
Ao lado da prefeita Sandra Backes, o governador visitou ainda pontos de ligação do município que foram destruídos. Entre eles, a ponte que passa sobre o Rio Pardinho. Há comunidades de Sinimbu que seguem isoladas.
— A destruição ainda está muito presente, mas o cenário de reconstrução já começou a aparecer. Estamos mobilizados para recuperar os acessos a comunidades que, infelizmente, seguem isoladas — prometeu Leite.
Outras medidas anunciadas para a cidade foram a disponibilização de duas escavadeiras hidráulicas e dois caminhões para a limpeza urbana, além de que a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária ajudará moradores que perderam as residências. O Estado também ajuda Sinimbu com transferência de recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec) pelo Fundo a Fundo.
Visitas em Putinga e Bento
Ainda durante a manhã, Leite visitou o município de Putinga, no Vale do Taquari. No início de maio, a barragem Santa Lúcia transbordou com a cheia do Arroio Putinga. Quase 400 habitantes do município, que tem quase 4 mil moradores, chegaram a ficar desabrigados nos primeiros dias do mês.
A cidade sofreu ainda com quedas de barreiras em diversos pontos do interior.
— Nosso interior foi 100% devastado. Agora que estamos conseguindo acessos às nossas comunidades — relata o prefeito de Putinga, Paulo Sérgio Lima dos Santos.
No município, Leite prometeu que o Estado construirá moradias para as famílias atingidas, a partir de contrato com uma empresa. O governo deve ceder também maquinários para a liberação de estradas.
— Com o município definindo o local e o prefeito avisando que tem um terreno que é público, então nós podemos acelerar, preparar esse terreno e fazer a construção de novas moradias — explica Leite.
Já em Bento Gonçalves, Leite conheceu o Núcleo de Riscos Geológicos, em base que está montada na comunidade de Faria Lemos. Ao lado do secretário da Casa Civil, Arthur Lemos, e do coordenador estadual da Defesa Civil, Luciano Boeira, o governador foi apresentado à iniciativa da prefeitura que busca analisar as áreas que registraram deslizamentos e mapear outros pontos de risco no município.
Ao lado do prefeito Diogo Siqueira, Leite vistoriou ainda os danos causados por deslizamentos na comunidade e na RS-431. Na rodovia está a ponte entre Bento e Cotiporã, que foi destruída na cheia de maio. Conforme a prefeitura, o governador reforçou o apoio do Estado para o município durante a visita.