Em meio a pousos e decolagens de aviões comerciais, o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, também é ponto de chegada e saída de veículos aéreos que atuam nas ações de resgate na região da Serra gaúcha. As aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, por exemplo, utilizam o espaço como um ponto de referência para reabastecimento e deslocamento.
Em meio à maior tragédia natural que enfrenta o Rio Grande do Sul, com cheias históricas de rios, deslizamentos e quedas de barreira, além de destruição de casas, pontes e rodovias, helicópteros estão sendo usados para fazer o resgate de pessoas ilhadas ou em áreas de difícil acesso.
De acordo com o diretor-administrativo do aeroporto, Marcelo Loreto D'Ávila, o local vai servir também como um hub (termo usado para agregador), que será criado em conjunto com o Exército Brasileiro, nesta segunda-feira (6), para receber também donativos e suprimentos. A ação está sendo possível devido à melhora nas condições climáticas na região neste domingo (5).
— Devido à melhora aqui das condições climáticas, os helicópteros estão conseguindo chegar aqui, estão abastecendo e estão se deslocando pra auxiliar neste suporte. A partir de amanhã (segunda), a ideia é que o aeroporto torne-se um hub pra receber também suprimentos e materiais, tudo isso alinhado com o comando do Exército, para que a gente possa também auxiliar no deslocamento de suprimentos para esses locais de difícil acesso — explica o diretor.