Em evento realizado neste sábado (27), a prefeitura de Caxias do Sul recebeu autorização do governo do Estado para dar sequência ao processo de regularização fundiária de Altos de Galópolis. A área, criada no ano 2000, passou a integrar o perímetro urbano do município somente em 2019, quando foi gravada como de interesse municipal no plano diretor da cidade. Atualmente, cerca de 600 famílias moram no loteamento.
A anuência para o prosseguimento dos trâmites legais foi assinada pelo secretário estadual da Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e pelo prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), durante a solenidade realizada no Centro Comunitário da localidade.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa de regularizar o espaço e buscar melhorias no local cabe aos moradores, por tratar-se de uma área de interesse público. A empresa contratada para tocar o projeto é o Grupo Reurbane Regularização Fundiária e Urbanismo, de Porto Alegre.
Conforme o secretário municipal de Urbanismo, Giovani Fontana, a partir da assinatura com o Estado, a expectativa é de que em até dois meses seja feito o cadastramento de todas as famílias residentes no local, totalizando 2 mil pessoas, para que até o fim de 2024 as escrituras sejam entregues.
— Esperamos que o primeiro passo, de cadastramento, seja feito dentro do período de 60 dias pela empresa contratada, a quem cabe esse trabalho. Em paralelo, há à análise das documentações técnicas que a empresa já nos disse ter, que são levantamentos topográficos, ambientais, geológicos e projeto urbanístico. Após isso, a previsão é de que entre seis e oito meses devemos estar titulando a propriedade para as famílias — projeta Fontana.