O rompimento de tubulações nesta sexta-feira (26), na Rua Conselheiro Dantas, no bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul, causou a destruição de móveis, levou lama para dentro de casas e até ocasionou acidentes de trânsito, segundo o relato de moradores, que notaram a situação por volta das 17h30min. Além disso, até as 21h, o bairro permanecia sem abastecimento de água.
O Samae esteve no local pela manhã, realizando um reparo na tubulação. Contudo, ela voltou a romper no final da tarde, levando grande volume de água para dentro de casas próximas. Parte da rua ficou submersa, impedindo a visibilidade de motoristas.
Segundo Gelson Zotti, 51 anos, uma mulher que dirigia um automóvel Gol acabou caindo dentro do buraco aberto pelo Samae, que estava cheio de água. Depois do episódio, os moradores colocaram um container de lixo próximo à fenda. Mesmo assim, outros dois motoristas acabaram presos no buraco e precisaram de ajuda para retirar os veículos.
Para controlar a água os próprios moradores fizeram uma barreira com pedaços de madeira e paralelepípedos que foram retirados da via pelo Samae, no conserto da manhã. Foi justamente essa ação que permitiu ao casal Zotti e Angela Francisco, 49, de perder seus móveis e eletrodomésticos. O pátio e garagem da casa deles foi totalmente coberto por lama.
— Eu já tinha limpado o pátio de manhã, quando o Samae abriu o buraco para arrumar a tubulação. Aí, de tarde, quando rompeu aquilo, começou a vir muita água. Eu me apavorei. Liguei para o meu marido que logo veio para casa. Ele e os vizinhos começaram a fazer uma barreira com pedra pra impedir que a água entrasse na nossa casa — relata Angela.
A barreira improvisada não foi suficiente para barrar a água, que invadiu a moradia de Rochele Pedrotti, 37. Depois que a tubulação se rompeu, ela e os vizinhos começaram a tirar a água da casa com baldes. Como a casa fica abaixo do nível da rua, Rochele teve todos os móveis atingidos.
— Consegui salvar alguns eletrodomésticos, mas de móveis perdemos tudo. Mora aqui comigo a minha mãe, uma senhora de 79 anos, que passou mal. Também tem minha filha, uma nenê um ano, que estava aqui na hora que tudo começou. O vazamento começou de tarde, mas o Samae só atendeu ao chamado de noite. Ficamos aqui, duas horas tirando água de balde e esperando eles pararam e água — desabafa.
O que diz o Samae
Segundo a assessoria de imprensa, a autarquia acionou uma equipe terceirizada e profissionais especializados em tratar de situações extraordinárias para solucionar a situação. Por volta das 19h40min, máquinas chegaram à Rua Conselheiro Dantas. Conforme o Samae, o primeiro passo é fechar os registros para suspender o vazamento. Após, a equipe buscará identificar o problema e consertá-lo.
A expectativa é que os reparos sejam finalizados ainda nesta sexta. O abastecimento de água será retomado após a finalização do trabalho. Ainda, um caminhão-pipa e um limpa fossa foram encaminhados para o local, a fim de abastecer os moradores e auxiliar na limpeza das residências e rua.
O Samae também informou que fará um levantamento de todos os móveis e eletrodomésticos avariados para indenizar as pessoas atingidas.