Por conta dos estragos causados pela chuva que atinge Caxias do Sul, a prefeitura publicou decreto de situação de emergência nesta terça-feira (30). A administração cita que os danos materiais em residências, vias públicas e equipamentos públicos leva ao ato para que a cidade consiga dar uma resposta rápida aos efeitos dos incessantes temporais.
— Justamente para poder enfrentar com mais rapidez. Levar o socorro e o atendimento a essas pessoas que foram fortemente impactadas — declara o prefeito Adiló Didomenico.
Em nota, a prefeitura cita ocorrências registradas desde a última segunda-feira (29), como alagamentos, queda de árvores, bloqueio de vias e deslizamento de encostas. Com a publicação, todos os órgãos municipais podem atuar sob a gestão do gabinete do prefeito e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.
O decreto permite, assim, ações para reconstrução e recuperação dos estragos, além de convocação de voluntários para reforçar uma resposta ao desastre, caso seja necessário. A partir dele, também se abre a possibilidade da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Municípios da região também estão em situação de emergência
Ao longo da terça-feira (30), cidades da Serra publicaram decretos devido as consequências dos estragos da chuva. Em Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha e Picada Café decretos de situação de emergência já foram anunciados pelas prefeituras. A cidade de Monte Alegre dos Campos decretou calamidade pública.