Morreu no começo da noite desta quarta-feira (24), em Farroupilha, Sezínio Luiz Portolan, aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital São Carlos desde o dia 20 em função de problemas de saúde envolvendo o pulmão e o coração. O velório ocorre na Capela A do Memorial São José de Farroupilha; o sepultamento está marcado para as 16h desta quinta-feira (25) no Cemitério Público Municipal de Farroupilha.
Portolan era fundador da Rádio Spaço FM e, em veículos de comunicação, também foi diretor das rádios Miriam, em Caravaggio, e Maristela, na cidade de Torres (RS). Ele foi presidente da Câmara de Vereadores, secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, secretário municipal de Obras e Viação, secretário municipal de Administração, presidente do Hospital Beneficente São Carlos e fundador de associações como a Farroupilhense Pró Saúde e de Desportos Saturno.
Devido à intensa participação na comunidade, em 2003 recebeu o título de Cidadão Farroupilhense e, 2014, a medalha Mérito de Farroupilha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. No último dia 13 lançou o livro Farroupilha: Memórias em Viva Voz. Na publicação, transcreveu 47 entrevistas conduzidas por ele com pessoas que fizeram parte do início e do desenvolvimento da cidade da Serra.
Portolan nasceu no interior de Caxias do Sul, em São Virgílio da 6ª Légua, mas a maior parte da vida passou em Farroupilha, onde casou com Maria Vieceli Portolan, que falecida, e teve quatro filhos: Jerônimo, Lúcia, Rogério e Rodrigo. Ele também deixa cinco netos: Jerônimo Filho, Maria Luiza, Râmi Augusto, Vinícius e Lucas.
A prefeitura de Farroupilha decretou luto oficial de três dias pela morte de Portolan.
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI Serra Gaúcha) se manifestou em nota. O pesquisador da história das rádios da região, o diretor de Relações com a Comunidade e Institucionais da ARI da Serra Gaúcha, Juliano Flores, destaca Portolan como um grande empreendedor da comunicação da Serra Gaúcha: "Ainda quando diretor da Rádio Miriam, de Farroupilha, transmitiu sua paixão pelo rádio para os filhos, colaboradores e netos. Em 1989, fundou a Spaço FM 100,9 , emissora que logo conquistou e mantém grande prestígio na comunidade farroupilhense e regional. Na direção da emissora, junto com os filhos, tornou a Spaço FM Classe Especial e a mais potente emissora do interior do Estado do RS."