Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul estão abertas neste sábado (13), até as 17h, por conta do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Neste momento, as doses são destinadas ao público prioritário. No município, 179,4 mil pessoas fazem parte dele. De acordo com o painel do Ministério da Saúde, 23% deste grupo tinha sido imunizado até sexta (12). A campanha nacional segue até 31 de maio.
A reportagem acompanhou o Dia D na UBS Cinquentenário, durante a manhã. O movimento era tranquilo, até abaixo do esperado. Do público-alvo, o que mais podia ser observado era a chegada de crianças e idosos para vacinação.
Suellen Jayme, 36 anos, e o marido Leonardo Abreu, 30, aproveitaram o sábado para vacinar os filhos Dom, dois, e Otto, nove meses. A consultora de sistemas lembra da importância de manter o calendário de vacinação em dia, especialmente para as crianças:
— Até hoje a gente resolveu (a vacina) o Covid junto, que nós não tínhamos no calendário ainda e agora é obrigatório. Então, a gente sempre tenta manter, porque a saúde das crianças é a prioridade número um.
A técnica em enfermagem Gabrielly Rodrigues, 26, que atua na UBS Cinquentenário especialmente com vacinação, reforça que todos os públicos prioritários devem lembrar de tomar o imunizante. O simples ato de vacinar evitará, por exemplo, casos graves da doença e internações.
— A vacinação para grupos prioritários acaba sendo importante porque são os grupos mais acometidos com a contaminação por influenza e agravamento da doença também — lembra Gabrielly.
Para quem não participar do Dia D da Vacinação, a vacina contra a gripe segue disponível normalmente, de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs de Caxias.
Os grupos prioritários
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Povos indígenas a partir dos 6 meses de idade;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores de todos os níveis;
- Pessoas de 60 anos de idade ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Funcionamento de segunda a sexta
- UBSs de horário tradicional: 8h às 15h.
- UBSs de horário estendido (Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê): 8h às 18h.
- É necessário levar documento com foto e CPF.
- Crianças: CPF, caderneta de vacinas e Cartão SUS.