A BR-116, em Nova Petrópolis, foi liberada para veículos leves no sistema pare e siga por volta das 18h desta terça-feira (16). A rodovia estava totalmente bloqueada desde a noite de segunda-feira (15) após um caminhão colidir contra a estrutura que delimita o trânsito para veículos leves no km 176.
No local, há um arco de metal e blocos de concreto que restringem o tráfego para veículos com mais de 2,60 metros de altura e largura. A restrição se deve às obras de recuperação do km 181, que teve quedas de barreira quando a região foi atingida por um ciclone extratropical, em junho de 2023.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após a colisão, o motorista do veículo, um homem de 53 anos, ficou preso nas ferragens e resgatado com ferimentos leves pelos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis. O filho, que estava no banco do carona, não se feriu.
Alternativas para veículos pesados
Veículos pesados que precisem trafegar pela região a partir de Caxias do Sul têm como alternativa a RS-452. É necessário ir até Feliz e seguir em direção ao município de Linha Nova pela Estrada São Roque. Em seguida, é possível seguir em direção a Nova Petrópolis, passando pela localidade de Linha Olinda.
De Caxias, também é possível acessar a Região das Hortênsias via Rota do Sol. Na localidade de Tainhas, em São Francisco de Paula, é necessário ingressar na RS-020 que leva à sede do município. A partir dali, basta acessar a RS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis.