O Corede Serra, órgão que reúne 32 municípios da Serra gaúcha e representa mais de um milhão de pessoas, tem nova diretoria executiva. A eleição foi realizada durante assembleia geral da entidade, nesta quinta-feira (14), em Caxias do Sul. O cargo de presidente para o biênio 2024-2025 ficou com o professor e ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Evaldo Kuiava. Ele substituirá a economista Mônica Mattia, que ocupava o posto desde 2020. A condução de Kuiava à presidência ocorreu por aclamação.
Além da diretoria executiva, também foram definidos os nomes que irão compor o conselho fiscal. Formado por prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, deputados federais e estaduais, senadores eleitos pela região, presidente dos conselhos municipais de saúde e de educação, o Corede trabalha com pautas e projetos de impacto regional, ligados ao desenvolvimento econômico e estrutural das cidades que compõem o colegiado.
Com quase quatro anos de presidência, Mônica Mattia ressalta as marcas que ficaram da sua gestão, com destaque para a discussão do novo plano de concessão de rodovias e fomento ao turismo ligado à uva e o vinho, além da luta por investimentos na RS-437, entre Antônio Prado e Vila Flores. Ela permanece na entidade, ocupando o cargo de 1ª secretária.
— Além do acompanhamento de todo processo de concessão das nossas estradas e as possibilidades que ficam em aberto para o futuro, é importante ressaltar a nova rota de enoturismo que desenvolvemos, de Antônio Prado até Guaporé, unindo a região através da RS-437, que pôde receber recursos por meio da nossa sensibilização junto às autoridades. A entrega do observatório de cidades, mapeando as características dos municípios para investimentos, também nos enche de orgulho, pela importância que o projeto tem — elenca Mônica.
Nova diretoria do Corede Serra
- Presidente: Evaldo Antonio Kuiava, professor e filósofo da Universidade de Caxias do Sul
- 1ª vice-presidente: Eléia Righi, professora e geógrafa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
- 2º vice-presidente: Alcione Grazziotin, prefeito de Nova Prata
- 3º vice-presidente: Ademir Dallé, prefeito de Monte Belo do Sul
- 1ª secretária: Mônica Beatriz Mattia, professora e economista da Universidade de Caxias do Sul
- 2º secretário: Everson Marangon, advogado da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos
- 3º secretário: Gilberto Bonatto, engenheiro agrônomo da Emater Regional
- 1º tesoureiro: Adalmir Borges Antunes, administrador (Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul)
- 2º tesoureiro: Mateus Bertolini Sonda, empresário (Sindicato das Indústrias de Mat. Plástico do Nordeste Gaúcho)
- 3ª tesoureira: Sibele Pitt Camana, empresária (Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de Antônio Prado)