Caxias do Sul pode ter um calor recorde para março nesta quinta-feira (14). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros ao longo do dia podem chegar aos 33ºC. Historicamente, as marcas na cidade no terceiro mês do ano ficam nos 25,3ºC, ou seja, 8°C abaixo do que é esperado para esta quinta. Para se ter ideia, o dia começou com a temperatura em 21ºC.
O pico do calor em Caxias nesta quinta deve ser entre as 15h e 16h, quando a temperatura deve chegar aos 33ºC. Conforme o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, essa alta preocupa por ser em um momento atípico para março, um mês de transição para o outono:
— Essa onda de calor nada mais é que um sistema de alta pressão muito característico e conhecido dos meteorologistas. Esse sistema, basicamente, se estabelece em médios níveis da atmosfera e intensifica a circulação de cima para baixo. Com isso, inibe as nuvens carregadas de chuva e eleva as temperaturas.
Borges ainda destaca que essa quinta-feira está sendo tratada como o pico de calor no Rio Grande do Sul neste mês, isso porque ao menos seis municípios devem registrar máxima de 40°C: Alegrete, Novo Tiradentes, Porto Lucena, Porto Xavier, Pinhal Grande e Quevedos. No entanto, o meteorologista traz um notícia positiva para aqueles que não gostam de calor. A partir de sexta-feira (15), uma frente fria deve se aproximar do Rio Grande do Sul, trazendo chuva ao longo da tarde em Caxias.
— Deve chegar na forma de pancadas de chuva, deve vir para amenizar o calor. Deve ser um dia quente, e a chuva deve retornar a partir de sexta — diz Borges, afirmando ainda que a chuva deve aumentar na próxima semana na região.
A médica dermatologista e professora de medicina na Universidade de Caxias do Sul (UCS) Patrícia Bolson diz que bebês e idosos têm maior pré-disposição a desidratação em dias como essa quinta. Ela ainda recomenda que, se possível, as pessoas fiquem em ambientes ventilados ou na sombra, e aumentem a ingestão de líquidos. Outra recomendação é a utilização de protetor solar, além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.
— Com as altas temperaturas a pele sofre queimaduras, há vasodilatação dos vasos da pele, aumento da sudorese, o que pode predispor o aumento de algumas doenças, como a miliária, que é a brotoeja — alerta Patrícia.
Muita água e exercícios físicos
A alta temperatura da manhã não impediu a grande circulação de pessoas praticando exercícios físicos no Parque dos Macaquinhos, no bairro Exposição. Por volta das 9h30min, o dentista Leonardo Guerra, 57 anos, estava iniciando uma caminhada ao lado do filho, Héctor Demenech Guerra, 18.
Guerra diz que o calor dificulta um pouco a caminhada, mas escolheu um horário antes das 10h para garantir uma temperatura um pouco mais amena. Naquele horário, o termômetro do parque variava entre 28ºC e 30ºC.
— O calor realmente está muito forte, eu caminho quase todos os dias aqui e percebo o aumento (da temperatura) ano a ano. Mas sempre tomamos água, passamos protetor solar e procuramos caminhar na sombra — disse o dentista.
O administrador Matheus Ignácio, 28, também estava no parque. Ele também diz que o calor estava grande e encerrou suas atividades por volta das 9h40min, após ter ficado cerca de uma hora e meia se exercitando.
— Estou tomando água, me alimentando bem, é o que a gente consegue. Além de evitar esses calores muito fortes, o bom é treinar agora de manhã cedo — diz.