Em reunião-almoço (RA) nesta quinta-feira (15), o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que o Estado vai ampliar o efetivo da Brigada Militar de Caxias do Sul em cem novos policiais. Ainda em etapa de concurso público, os brigadianos devem chegar na cidade a partir de agosto. Leite aproveitou a RA na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias para fazer o anúncio, enquanto abordava os indicadores dos últimos do governo.
Sob o tema "competitividade e futuro do Rio Grande do Sul", o governador gaúcho destacou que a palavra de ordem no Piratini é "competitividade", e apresentou 10 pilares da para isso nos Estados, no Centro de Liderança Pública (CLP), sendo que, entre eles, estão a eficiência da máquina pública, o potencial de mercado, a educação e a segurança.
Na abertura, o presidente da CIC, Celestino Loro, declarou que a presença de Leite na RA reafirma o compromisso do governo estadual com a região. Mesmo assim, reforçou um apelo ao governador para que dê "agilidade" a pautas que, segundo a entidade, afetam diretamente a economia da região. Loro citou o Porto de Arroio do Sal e o Aeroporto de Vila Oliva como exemplos.
– Apesar dessa pujança toda, ainda assim nossa região precisa de apoio a pleitos essenciais, nas áreas de infraestrutura e logística, que dizem respeito diretamente à nossa indústria e à agroindústria. Precisamos de agilidade na reconstrução da nossa região – reivindicou o presidente da CIC.
Além da RA na CIC, Leite está em Caxias para a abertura da 34ª Festa Nacional da Uva, que começa às 15h, nos Pavilhões. Deve acompanhar a solenidade e visitar os estandes do evento, mas não deve ficar para o desfile, à noite, na Rua Sinimbu, no Centro.
Nesta sexta (16), o governador gaúcho estará em Gramado para a abertura oficial da 12ª Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul — o evento será no Olivas de Gramado. Ainda na cidade das Hortênsias, o governador também deve participar da inauguração de viaduto na RS-115, no quilômetro 36 da rodovia. A solenidade está marcada para as 9h.