A Associação Guaporé Pró-Eventos optou pelo cancelamento da 20ª edição da Mostra Guaporé que ocorreria nos dois primeiros finais de semana de agosto. A justificativa é a falta de infraestrutura para acesso ao município, dificultada pela ausência da ponte da localidade de Santa Bárbara, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na RS-431.
A estrutura sobre o Rio Taquari foi destruída pela enchente de 4 de setembro de 2023 e era o caminho mais curto para moradores de cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves chegarem a Guaporé. A travessia é feita atualmente de balsa, em um trajeto que dura cerca de 30 minutos. A outra alternativa é pela BR-470 por Veranópolis, que passa por Fagundes Varela, em um trajeto que aumenta, para quem sai de Bento Gonçalves, por exemplo, em mais de uma hora a viagem.
— Conhecemos muito bem o nosso público, está difícil de chegar a Guaporé para quem vem da Serra e isso certamente esvaziaria nossa mostra. Só vem para cá quem tem necessidade. A balsa tem um limite, é muito útil durante a semana, mas não resolve o problema do turismo — disse o presidente da Mostra, Rodrigo Marin.
Vitrine de lingeries e semijoias produzidas na cidade, a Mostra Guaporé esperava receber, em 2024, cerca de 25 mil visitantes no Autódromo Internacional. O evento é marcado em agosto justamente por ser uma época de baixa nas vendas, buscando um aumenta na receita das empresas da cidade. Entre expositores e praça de alimentação, seriam 200 expositores.
— É um evento anual que representava o 13º salário dos comerciantes em negócios gerados pela feira. Agosto é um período de baixa temporada, mas não podemos comercializar os estantes sem garantir que os compradores possam chegar ao município — disse Marin.
Projeto de ponte
Na quinta-feira (22), uma audiência pública em Porto Alegre detalhou a situação do projeto para reconstruir a ponte de Santa Bárbara. Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o anteprojetos e o orçamento estão prontos. A obra foi cadastrada para análise no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que solicitou alterações técnicas que devem ser entregues pelo Departamento de Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) até quarta-feira (28).
A ponte deve ter 320 metros de comprimento com quase 11 metros de largura. O investimento máximo é de R$ 35,9 milhões, com prazo de execução de 18 meses.